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Nova regra em estudo: Treinamento!!

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Mensagem  Felipe Qua Jul 24, 2013 10:33 am

Decidi incrementar o jogo e melhorar as habilidades de classes com poucas perícias (e talvez talentos), de modo que os personagens, tirando tempo e estudos / treinamentos / ensinamentos, podem melhorar suas graduações efetivas em perícias.

Como funcionará:
Ainda estou pensando em uma mecânica. Se será por "ponto-futuro", ou seja, adiantando um ponto de perícia do nível seguinte a ser alcançado, ou se o personagem efetivamente GANHARÁ uma graduação de perícia.
Penso numa mecânica do tipo "1 hora de treinamento por dia", de modo a evitar combos ou forçações de barra, do tipo um cabeçudo virar e decidir "treinar 12h por dia". Assim, para cada X dias de treino / estudo / ensino, o personagem ganha "1 ponto de treinamento".

Assim, determinando custos do tipo (e sim, os custos não podem ser baixos):
Perícia sem graduação e de classe: 5 ponto de treinamento; 15 dias de treino.
Perícia sem graduação e de outra classe: 10 pontos de treinamento; 30 dias de treino.
Aumentar uma perícia de classe: a nova graduação em pontos de treinamento.
Aumentar uma perícia de outra classe: o dobro da nova graduação em pontos de treinamento

O tempo de aumento de uma perícia será o seu custo (em pontos de treino), x2 (classe) ou x4 (outra), multiplicado por 5.
Portanto, aumentar uma perícia de classe para 3 graduações (3 pontos de treino) levará 6 dias de treino consecutivo x 5 = 30 dias treinados para alcançar aquela graduação.
Note que falamos de dois tempos: Um em que o personagem de fato aprende a nova graduação, e um em que passa a dominar aquela nova perícia (não adianta estudar um tema sem praticá-lo).
* Caso, durante a fase de treinamento, passe de nível e mude a mesma perícia, o personagem perde metade dos pontos acumulados, caso queira continuar treinando a mesma perícia (recalculando para o novo aumento), ou todos eles, caso abandone o treino.

Para evitar coisas do tipo "treinar várias coisas ao mesmo tempo", o personagem deve declarar O QUE está treinando, e só se pode treinar UMA coisa por vez, seja atributo, perícia ou talento*.
* Ainda pensando se vou abrir esta possibilidade.

O cansaço do treinamento:
Após um período de treino, o personagem fica naturalmente cansado, portanto recebendo efetivamente "dano de contusão" (vide regra de fadiga) pelo esforço, até repousar e conseguir descansar. Por isto, é impossível treinar quando o personagem estiver nos limites da força (ferido demais, cansado demais ou no fim de um exaustivo dia de caminhada).
Este "dano de contusão por fadiga" cura-se na mesma proporção de um dano de contusão normal.
Observação: Forçar a condição de treinopode ser aplicada para o período de domínio da nova habilidade (após acumular os pontos, pagado o custo em dias treinados).
Assim, no exemplo acima, aumentar uma perícia para 3 graduações, 6 dias para acumular os pontos, 30 dias para aperfeiçoá-las, depois dos primeiros 6 dias (onde só se ganha 1 ponto de treino, os outros 24 dias podem ser encurtados, treinando-se assim + de 1 hora por dia. No entanto, acumulam-se também os danos de fadiga, pois o personagem estará extenuando seu corpo além dos limites toleráveis.
Para cada hora treinada além da primeira, o personagem receberá o dobro de dano de fadiga normais (vide regra de fadiga).

Importante: O corpo tem seus limites. Portanto, é impossível ligar um treinamento em um novo. desta forma, após o término de um treinamento, e o ganho da nova característica, o personagem não poderá treinar por um período equivalente ao despendido no treinamento (normal, independente de ter ou não forçado o treino).
Assim, no exemplo acima, depois de treinar por 30 dias para aumentar sua perícia para 3 graduações, o personagem precisará descansar por outros 30 dias antes de começar um novo treino.


Última edição por Felipe em Sex Jul 26, 2013 9:44 am, editado 4 vez(es)
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Mensagem  Felipe Qua Jul 24, 2013 10:35 am

Lembrando que é uma discussão que só está começando, vamos discutir e ver onde chegamos.

SE eu for abrir para o treino de talentos (quero que vocês opinem se deve ou não ser feito), o custo será bem maior, algo como "10 pontos de treinamento POR cadeia de talento". Ou seja, Ataque poderoso (talento primário) custaria 10 pontos de treino, enquanto Encontrão Aprimorado (que deriva do ataque poderoso, portanto secundário) custaria 20 pontos de treino.

O que acham?
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Mensagem  Felipe Qua Jul 24, 2013 11:30 am

Aumentando um atributo através de treino:

Possibilidade 1 (pensada pelo mestre):
O valor do atributo que se quer alcançar x 5 pontos de treino. Assim, atributo 14 para 15, 75 pontos de treino, e 75 dias de treino (nunca falei que aumentar atributos seria fácil).

Possibiliade 2 (pensada pelo Eleandro):
O valor do bônus a se alcançado x 20 pontos de treino. Assim, atributo 14 para 15 (+2), 40 pontos de treino, e 40 dias de treino.


Última edição por Felipe em Qui Jul 25, 2013 11:34 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem  Rafa Qua Jul 24, 2013 11:36 am

Poderia fazer parecido com o storyteller... ficaria mais simples e prático...
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Mensagem  Felipe Qua Jul 24, 2013 12:07 pm

Nível de perícia a ser alcançado x1 (classe) ou x2 (outra classe)?
2 pra 3 graduações: 3 (9 dias) ou 6 (18 dias)?

Em dias, tudo bem, mas em custo, barato demais.
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Mensagem  Rafa Qui Jul 25, 2013 12:02 pm

Se em dias esta bom... devemos pensar numa maneira para os pontos... claro q para valores baixos será mais rápido e barato.
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Mensagem  Magalercius Ter Ago 13, 2013 4:02 pm

Talento, na minha opinião, como o próprio nome diz é algo que esta aquém de ser treinado (qualquer pessoa pode treinar futebol, mas Neymar e Ronaldinho tem talento e treino nenhum fará alguém jogar como eles, ser esforçado é uma coisa ter o dom é outra), já estamos usando a regra onde pode se comprar um novo talento com 5 pontos de pericia nos niveis multiplos de 3, oq já dá um belo boost em todos os personagens então acho que talento poderia ficar fora dessa regra. (pois se ficar dentro, como não sou bobo não treinarei perícia alguma).

Quanto a pericia tudo bem, mas espero que isso não acabe fazendo a gente perder a contabilidade dos pontos de perícias.
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