Regra de Agarrar!!
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Regra de Agarrar!!
Até o momento eu tevtava simplificar as jogadas de dados, usando a própria manobra de ataque como ND para os testes de Agarrar e Imobilização. Mas me dei conta agora de que, sem querer, estava sendo injusto, pois ataques certeiros (dos dois lados, como já aconteceu) sempre garantirão altos NDs em Agarrar. Assim, a partir de agora passarei a usar as regras para Imobilização e Agarrar literais do livro.
Ou seja:
O ataque de imobilização ou agarrar consome uma ação parcial, portanto NÃO É POSSÍVEL usá-la com uma ação de Ataque Total.
O mecanismo dela é o seguinte:
O personagem / criatura que pretende agarrar declara a ação de antemão, realizando um ataque naquela rodada. Agarrar requer braços, pernas, dentes, garras, etc., portanto para personagens ou criaturas que não possuam armas naturais, o único dano causado seria o dano de briga (referente a tamanho e bônus força somente, tratado como dano de contusão). Para personagens ou criaturas com armas naturais (garras, presas, etc.), o dano causado é real, referente a estas "armas" usadas no agarramento.
Caso o ataque acerte o alvo, aí então entra em disputa de agarramento. O atacante rola uma NOVA jogada de ataque (com os bônus devidos por talentos ou raças), independente de acerto ou não contra CA, e o alvo do aprisionamento rola o seu próprio Teste de Agarrar (consistindo de BBA + Força + Tamanho quando for aplicável).
Caso o atacante vença, ele prende o alvo, causando o dano de contusão (ou real para armas naturais) correspondente.
Caso o alvo vença, o ataque não consegue prendê-lo, e nenhum dano é recebido.
Obs: Ataque de Agarrar causa Ataque de Oportunidade imediatamente antes da disputa e, caso este ataque acerte e cause dano, ele impede a tentativa de Agarrar. Personagens ou criaturas com a vantagem Agarrar Aprimorado NÃO sofrem Ataque de oportunidade.
Ou seja:
O ataque de imobilização ou agarrar consome uma ação parcial, portanto NÃO É POSSÍVEL usá-la com uma ação de Ataque Total.
O mecanismo dela é o seguinte:
O personagem / criatura que pretende agarrar declara a ação de antemão, realizando um ataque naquela rodada. Agarrar requer braços, pernas, dentes, garras, etc., portanto para personagens ou criaturas que não possuam armas naturais, o único dano causado seria o dano de briga (referente a tamanho e bônus força somente, tratado como dano de contusão). Para personagens ou criaturas com armas naturais (garras, presas, etc.), o dano causado é real, referente a estas "armas" usadas no agarramento.
Caso o ataque acerte o alvo, aí então entra em disputa de agarramento. O atacante rola uma NOVA jogada de ataque (com os bônus devidos por talentos ou raças), independente de acerto ou não contra CA, e o alvo do aprisionamento rola o seu próprio Teste de Agarrar (consistindo de BBA + Força + Tamanho quando for aplicável).
Caso o atacante vença, ele prende o alvo, causando o dano de contusão (ou real para armas naturais) correspondente.
Caso o alvo vença, o ataque não consegue prendê-lo, e nenhum dano é recebido.
Obs: Ataque de Agarrar causa Ataque de Oportunidade imediatamente antes da disputa e, caso este ataque acerte e cause dano, ele impede a tentativa de Agarrar. Personagens ou criaturas com a vantagem Agarrar Aprimorado NÃO sofrem Ataque de oportunidade.
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