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Regra de Traits!!

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Regra de Traits!! Empty Regra de Traits!!

Mensagem  Felipe Qui Ago 16, 2012 10:54 pm

Vou reassumir a Regra dos Traits.
Mas farei uma revisão geral, além de que será permitido apenas UM Trait por personagem, totalmente notório ao personagem, para evitar combos monstruosos, como o senhor "Peladão-CA30".

Assim, comecem a vê-los. Alguns eu barrarei para certos personagens.
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Regra de Traits!! Empty Re: Regra de Traits!!

Mensagem  Magalercius Sex Ago 17, 2012 4:26 pm

TRAITS DE PERSONALIDADE


Traits são aspectos da personalidade dos personagens, de antecedentes ou mentais, que o tornam melhor em certos aspectos e pior em outros. De várias maneiras, traits se parecem com talentos: Um personagem pode ter um número limitado de traits, e cada um concede um benefício diferente. Ao contrário dos Talentos, entretanto, os traits sempre terão uma contrapartida ao seu ganho. Além de seus efeitos, traits sugerem características acerca dos personagens que podem dar dicas de seu uso em jogo. Aliados à classe e seleção de Talentos do personagem, traits oferecem um enriquecimento na mecânica do jogo e aprofundamento na interpretação do personagem que o possui.
traits são um bom ponto d epartida para representação, lembrando o jogador dos pontos mais fortes e fracos de seu personagem. Entretanto, não é preciso possuir um determinado trait para representá-lo. Por exemplo, um Paladino pode ser honesto e benevolente sem possuir necessariamente o trait Honesto. O jogador deve representar a característica da classe assumida bem coo sua personalidade independentemente de ganho ou perda em alguma de suas habilidades.

Um personagem pode começar o jogo com até 2 Traits, escolhidos no ato da criação do personagem. Conforme um personagem avance em nível e habilidade, ele pode querer se livrar de um determinado trait assumido no ato da criação. Apesar do personagem não se livrar diretamente de um trait, alguns talentos, graduações de perícias, ou itens mágicos podem compensar a desvantagem acarretada por um trait. Por exemplo, um personagem "esquentado" pode compensar sua falta de tato com graduações em blefar e diplomacia, apesar de não perder verdadeiramente o contra-ponto do trait.

Se o mestre permitir, um personagem pode assumir novos traits ao longo de sua vida. Pode por exemplo permitir que um personagem assuma um trais depois de representá-lo consistentemente por um longo período de tempo, ou depois de uma experiência particularmente traumática, ou uma mudança drástica em seu estilo de vida.(depois de morrer, um personagem pode se tornar mais Cauteloso, ou mesmo Agressivo). Se o mestre assumir esta condição, um personagem poderá possuir novos traits a cada 5 níveis de evolução.

REPRESENTANDO TRAITS

Se um jogador criar um personagem com um ou mais dos traits descritos a seguir, ele passa a ter três possibilidades de como aquele trait afetará sua vida.
Primeiro, ele pode ver o trait como uma fraqueza. Um personagem com este ponto de vista pode lutar para esconder sua característica, ou passat boa parte do tempo inventando desculpas para justificá-lo. Por outro lado, ele pode rodear-se de outros com o mesmo trait para sentir-se aceito com sua condição.
Segundo, o personagem pode ver o Trait como uma força. Ele pode encorajar as pessoas a demonstrar a mesma característica nelas mesmas, encorajá-las a cercar-se de pessoas que a possuam ou pregar que aqueles que não a tenham sejam inferiores de alguma forma.
Finalmente, o personagem pode nem se dar conta do trait. Um personagem pode adotar esta postura por diversas razões, cada uma associada ao antecedente de vida do personagem, e a forma como foi afetado pelo trait em questão.
— O personagem pode não se dar conta do trait; por exemplo, alguém com "Olhos de Perto" pode não se dar conta que outros enxerguem melhor á distância porque sua condição surgiu de maneira tão gradual que ele não tenha se dado conta do fato.
— O personagem é ciente do trait, mas não admite possuí-lo. Por exemplo, um Cabeça Quente pode notar a forma como afeta as pessoas, mas os culpa por sua forma de agir, imiscuindo-se da culpa pelo efeito negativo com que os outros reagem a ele.
— O personagem pode saber, mas simplesmente não se importa.

DESCRIÇÃO DOS TRAITS

Abrasivo
Você é teimoso e difícil de se convencer numa conversa, o que tende a incomodar e limitar aqueles à sua volta às suas escolhas.
Benefício: Você ganha +2 em testes de Intimidação.
Contraponto: Você recebe -1 em testes de Diplomacia e Blefar
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem ser brutos ou escandalosos, ou ardilosos e sinistros em suas maneras, mas seja como for, as pessoas o consideram desconcertante.

Agressivo
Você é rápido em começar uma briga, e você tende a agir logo que uma batalha tem início. Seu entusiasmo o torna um oponente perigoso, mas o expõe a ataques que outros combatentes mais cautelosos evitariam com facilidade.
Benefício: Você ganha +2 para testes de Iniciativa.
Contraponto: Você sofre -1 de penalidade em sua CA por expôr-se ao perigo.
Idéias de Representação: Personagens com este trait costumam ser impacientes e esquentados por natureza, ou simplesmente pensam que a melhor defesa é um ataque direto.

Brigão
Você rapidamente se aproxima de seus oponentes em combate, instintivamente agarrando e socando até mais do que usando suas armas.
Benefício: Você ganha +1 para ataques desarmados e testes de Agarrar.
Contraponto: Você recebe -1 em qualquer ataque armado (incluindo golpes com escudo ou manoplas).
Especial: O bônus deste trait não se aplica a ataques naturais. Ainda, um personagem com o talento Ataque Desarmado Aprimorado não pode escolher este trait para seu repertório (se tiver o trait e ganhar ou adquirir o Talento, ele perderá o trait).
Idéias de Representação: Personagens com este trait desprezam o uso de armas, e outros desenvolvem um estilo de briga mais marcial e elaborado.
Muitos brigões podem não estar cientes de que lutam de forma diferente de outras pessoas; ele simplesmente sabe que a melhor forma de vencer uma briga é agarrar o inimigo e socá-lo na cara até derrubá-lo.

Cauteloso
Você é cauteloso em combate, até um pouco covarde, e você se empenha mais em SE defender que aos outros. Entretanto, sua cautela o torna suscetível ao medo.
Benefício: Você recebe +1 na CA sempre que lutar em defesa parcial ou total.
Contraponto: Você sofre -1 em testes para resistir a qualquer efeito de medo (mesmo intimidação).
Especial: Você não pode assumir este trait se for imune a medo ou a efeitos de medo. Se vier a ganhar esta característica, você perderá o trait imediatamente.
Idéias de Representação: Personagens com este trait têm uma urgência em conversar mais do que a lutar, ou simplesmente não encorajam seus amigos a entrar em combates, ficando o mais longe possível e atacando com armas à distância e magias.

Compenetrado
Você possui uma força de vontade não refletida em seu corpo físico.
Benefício: Você ganha +1 em testes de Vontade.
Contraponto: Você sofre -1 em testes de Fortitude.
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem ser irritantemente otimistas, ou apenas demonstrar sua personalidade quando for realmente necessário.

Corpulento
Você é pesado para sua raça.
Benefício: Você ganha +2 em testes para evitar ser Derrubado ou Imobilizado.
Contraponto: Você sofre -1 em testes de Arte da Fuga.
Idéias de Representação: Personagens corpulentos costumam ser alvo de chacota, assim aqueles com este trait tendem a ser retraídos, ou tornam-se arredios quando confrontados com sua condição. Uns encaram na esportiva as piadas sobre seu peso, enquanto outros podem tornar-se mais irritadiços.

Desastrado
Você não confia em sua coordenação motora, sendo melhor no campo da ação mental.
Benefício: Você ganha + 1 para testes de Concentração e de Vontade.
Contraponto: Você recebe -2 para testes envolvendo Destreza (incluindo perícias baseadas em Destreza) .
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem ser sensíveis a ele, ou podem não se dar conta de sua deficiência por não perceber nada de errado com eles.

Desatento
Você é perito em executar tarefas rápidas e simples, mas tem dificuldade em manter a atenção em tarefas demoradas e mais complexas.
Benefício: Escolha uma perícia que permita ações complexas. Você ganha +2 para ações simples envolvendo esta perícia.
Contraponto: Você sofre -3 de penalidade em testes da mesma perícia para ações prolongadas ou complexas.
Especial: Você pode pegar este trait várias vezes, aplicando-o cada vez a uma perícia diferente.
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem mudar rapidamente de assunto numa conversa, ou podem ser persuasivos em sua forma de açã, deixando ações prolongadas sempre adiadas ou não terminadas. Tendem a buscar soluções imediatas e pouco elaboradas para seus problemas.

Desconfiado
Você é naturalmente desconfiado de tudo e de todos. Enquanto este trait o torna mais difícil de ser enganado, também faz com que as pessoas evitem lidar com você da mesma forma.
Benefício: Você ganha +1 em testes de Sentir Motivação.
Contraponto: Você sofre -1 em testes de Diplomacia e Intimidação.
Idéias de Representação: Este trait pode ser representado como um certo grau de paranóia, ou torna o personagem exageradamente cauteloso sobre as outras pessoas.

Desonesto
Você é naturalmente mentiroso e desonesto com as pessoas. Você mente muito bem, mas tem dificuldade em convencer as pessoas quando diz a verdade.
Benefício: Você ganha +1 em testes de Blefar.
Contraponto: Você recebe -1 em testes de Diplomacia e Sentir Motivação.
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem ser conhecidos como criativos e mentirosos-natos, ou simplesmente podem ser incapazes de dizer a verdade sem contar uma mentira no meio da história.

Determinado
Você tende a focar seu pensamento em suas próprias ações, percebendo pouco do ambiente ao redor para reagir na hora certa a uma ameaça.
Benefício: Você ganha +1 em testes de Vontade.
Contraponto: Você recebe -1 em testes de Reflexos.
Idéias de Representação: Personagens com este trait parecem distantes e desapegados, mas podem tornar-se eloquentes ao defender seu ponto de vista ou suas crenças.

Distinto
Você tem uma característica marcante, como uma cicatriz, um nariz proeminente, ou alguma caraterística física que seja difícil de esconder ou disfarçar.
Benefício: Você ganha +1 para testes de Renome e Reputação (ver Reputaçãp no Capítulo 6 deste livro).
Contraponto: Você recebe -2 em testes de Disfarce que envolvam esconder esta característica.
Especial: Este trait só está disponível se sua campanha usa a regra de Reputação descrita no Capítulo 6.
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem ser sensíveis quanto a ele, ou podem usá-lo para ganhar simpatia, atrair atenção ou demonstrar orgulho.

Distraído
Você é fascinado por conhecimentos e aprendizados e capaz de desenvolver-se com mais facilidade que outros. Entretanto, sua preocupação obsessiva com seu processo de aprendizado o torna distante do ambiente à sua volta.
Benefício: Você ganha +2 em testes envolvendo conhecimentos (ainda não permite o uso de um conhecimento sem treino).
Contraponto: Você recebe -1 em testes de Observar e Ouvir.
Idéias de Representação: Personagens com este trait mudam de idéia o tempo inteiro, expondo seus pontos de vista ou murmurando para si mesmo seus raciocínos. Contudo, personagens com este trait podem ser extremamente articulados, ainda que permitam que suas idéias divaguem mais rápido do que suas palavras.

Duro de Ouvido
Você tem uma leve perda auditiva, e pra compensar tornou-se mais alerta aos seus outros sentidos.
Benefício: Você ganha +2 para testes de Observar.
Contraponto: Você recebe -2 para testes de Ouvir.
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem ser sensíveis a ele, ou podem não se dar conta de sua deficiência por não perceber nada de errado com eles.

Entorpecido
Você é extremamente lento em reagir a perigos, mas incrivelmente resistente a qualquer tipo de encanto.
Benefício: Você ganha +1 em testes contra Encantamentos (Compulsão).
Contraponto: Você sofre -2 em seus testes de iniciativa.
Idéias de Representação: Personagens entorpecidos tendem a ser vistos como preguiçosos ou metódicos e comedidos em suas ações.

Escorregadio
Você é menos adepto de brigas e agarrões do que outros de sua raça, tamanho e força, mas é naturalmente apto a escorregar para fora de um abraço.
Benefício: Você ganha +1 em testes de Arte da Fuga para evitar ser agarrado e +1 em testes disputados para evitar imobilização ou agarramento envolvendo esta perícia.
Contraponto: Você sofre -1 em outros testes para evitar ser agarrado pela força.
Idéias de Representação: Personagens com este trait evitam combate próximo, sabendo que são piores em agarrar do que seus adversários. Por outro lado, bons artistas da fuga aproveitam este tipo de combate, cientes de sua facilidade em evitar seus oponentes.

Especializado
Você tem um talento nato para um determinado trabalho ou conhecimento, mas outros são mais difíceis pra você.
Benefício: Escolha um Conhecimento, Ofício, ou Profissão específico. Você ganha +2 em testes envolvendo a perícia escolhida.
Contraponto: Você sofre -2 em testes envolvendo outros tipos da mesma perícia escolhida (Conhecimento, Ofício ou Profissão).
Idéias de Representação: Personagens com este trait costumam ver a si mesmos como experts no assunto, verdadeiros artistas daquilo, mais do que simples conhecedores,
e encaram seu objeto de estudo com mais seriedade do que qualquer outro.

|Fácil de Lidar
Você é naturalmente amigável. As pessoas ficam confortáveis na sua presença, mas este trait o torna ruim em convencer ou amedrontar os outros.
Benefício: Você ganha +2 em testes de Obter Informações.
Contraponto: Você recebe -1 em testes de Intimidar e Sentir Motivação.
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem ser mais manipuláveis pelas ações dos NPCs, ou podem simplesmente preferir não discutir e usar seu talento nato para aprender mais sobre o mundo e as pessoas à sua volta.

Focado
Você consegue manter sua atenção a despeito de qualquer distração; Entretanto, você não nota mudanças no ambiente enquanto estiver empenhado na tarefa.
Benefício: Você ganha +2 para testes de Concentração.
Contraponto: Você recebe -1 em testes de Observar e Ouvir.
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem parecer distraídos ou mesmo obcecados pelo trabalho que desempenham.

Honesto
Você é naturalmente direto e sincero. Esta qualidade ajuda a convencer as pessoas do seu ponto de vista, mas você tem dificuldade em mentir e inventar histórias.
Benefício: Você ganha +2 em testes de Diplomacia.
Contraponto: Você recebe -1 em testes de Blefar e Sentir Motivação
Idéias de Representação: Personagens com este traist podem ser ingênuos e incapazes de mentir e enganar, ou podem simplesmente ignorar a sujeira do mundo, colocando a si mesmos numa posição acima das demais pessoas.

Iletrado
Você não sabe ler, mas dedicou sua vida a melhorar outras habilidades.
Benefício: Escolha qualquer perícia que não seja decifrar escrita ou falsificação. Você ganha +2 para testes com a mesma.
Contraponto: Você é incapaz de aprender a ler e escrever.
Especial: Você só pode livrar-se deste trait investindo 2 pontos de perícia para aprender a ler e escrever DURANTE o jogo. Você não pode pegar este trait se já for iletrado por classe ou raça.
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem ser sensíveis por não saber ler e escrever, ou podem não dar a mínima para "livros e papéis’.”

Incansável
Você não conhece a palavra "Cansado". Você vai até simplesmente não conseguir mais dar nenhum passo.
Benefício: Você ganha +2 para testes de Constituição envolvidos na resistência a esforço prolongado (Ver talento Tolerância, pp 93 do Livro do Jogador, para exemplos de uso para esta condição).
Contraponto: Qualquer condição que o colocaria como fatigado, ao invés, o coloca como esgotado.
Idéias de Representação: Personagens com este trait encaram os outros como delicados e fracos, principalmente aqueles que reclamam de estar cansados e sonolentos. Eles poem declaradamente caçoá-los e reclamar de sua fraqueza, ou encorajá-los a superar seus limites através do exemplo.

Lento
Você é lento, porém mais resistente do que a maioria de sua raça.
Benefício: Some +1 Ponto de Vida adquirido a cada nível (inclusive o 1o.).
Contraponto: Sua velocidade de deslocamento padrão cai pela metade (arredonde para o próximo múltiplo de 1,5m para baixo).
Especial: Você deve ter um deslocamento básico de no mínimo 6m para assumir este trait.
Idéias de Representação: Personagens com este trait tendem a ficar quase imóveis em combate. Eles preferem usar armaduras pesadas (e outras proteções), cientes de sua dificuldade em fugir ao combate.

Ligeiro
Você é rápido, mas menos resistente que a maioria de sua raça.
Benefício: Seu deslocamento básico aumenta em 3m. Caso possua varios tipos de deslocamento, como vôo, nado, etc., este trait vai se aplicar ao melhor deles.
Contraponto: Subtraia 1 de cada ponto de vida adquirido a cada nível, incluindo o 1o. (um resultado de 0 torna-se possível).
Especial: Você deve possuir uma constituição de no mínimo 4 para ter este trait.
Idéias de Representação: Personagens com este trait normalmente evitam combates físicos diretos, mas alguns o encaram como um desafio para ver se sua velocidade supera a força física de um inimigo mais forte.

Magricelo
Você é muito esguio para sua raça.
Benefício: Você ganha +1 para testes de Arte da Fuga.
Contraponto: Você sofre -2 em testes de força para evitar ser Derrubado ou Agarrado.
Idéias de Representação: Personagens magrelos tendem a ser levados e ameaçados por indivíduos mais fortes e tronculentos, então aqueles com este trait tendem a ser tímidos, ou devem ser arredios quando colocados nesta situação.

Mãos Firmes
Você naturalmente abre mão da precisão para colocar mais potência em seus golpes.
Benefício: Você ganha +1 no dano causado por ataques corpo-a-corpo.
Contraponto: Você sofre -1 nas jogadas de ataque corpo-a-corpo.
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem ser entusiastas dos grandes combates e superação de seus inimigos pela força física, ou querem tanto evitá-los que quanto lutam, fazem de tudo para terminar uma contenda o mais rápido possível.

Montador Nato
Você nasceu para a cela, mas tem pouca paciência quando não está montando ou cavalgando.
Benefício: Você ganha +1 para testes de Cavalgar.
Contraponto: Você sofre -1 em testes de Lidar com Animais.
Idéias de Representação: Personagens com este trait dificilmente considerem animais bons para qualquer coisa além de montarias, mas são extremamente confiante em suas habilidades montados.

Musculoso
Você é bom em qualquer coisa que use a força, mas ruim quando o assunto é coordenação.
Benefício: Você ganha +2 em testes baseados em força (como perícias ou testes de atributo).
Contraponto: Você sofre -2 em testes baseados em Destreza (como perícias ou testes de atributo).
Idéias de Representação: Personagens com este trait tendem a resolver seus problemas pela força bruta mais do que pela delicadeza de seus reflexos.

Olhos de Longe
Você tem dificuldade em enxergar de perto, mas vê de longe com muita precisão.
Benefício: Você recebe +1 para testes de Observar.
Contraponto: Você recebe -1 em testes de Procurar (-2 se a percepção envolver notar detalhes específicos do ambiente).
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem ser sensíveis a ele, ou podem não percebê-lo, não conhecendo outra forma de ver o mundo.

Olhos de Perto
Você tem dificuldade em focar a visão em objetos à distância, mas seu olhar para detalhes é mais aguçado que o da maioria.
Benefício: Você ganha +1 para testes de Procurar.
Contraponto: Você sofre -1 em testes de Observar (-2 se envolver distância entre você e seu objetivo).
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem ser sensíveis sobre ele, ou simplesmente não se dão conta de que apresentam uma diferença para a maioria das pessoas.

Passional
Você tem uma natureza mais dura e determinada que a maioria, mas é ainda mais sugestionável e fácil de manipular.
Benefício: Você recebe +1 em testes de Fortitude.
Contraponto: Você sofre -1 em testes de Vontade.
Idéias de Representação: Personagens com este trait valorizam a superação de obstáculos físicos aos seus objetivos, ou sua fraqueza a feitos mentais e encantamentos podem causar-lhes medo ou fascinação pelos mesmos.

Polido
Você é cordial e eloquente.
Benefício: Você ganha +1 em testes de Diplomacia.
Contraponto: Você sofre -1 em testes de Intimidação.
Idéias de Representação: Personagens com este trait tendem a ser honestos, educados e polidos, ou podem ser treinados para usar o meio social em que vivem para alcançar seus objetivos pessoais.

Rijeza
Você tem uma constituição mais dura que a da maioria das pessoas, mas não é tão rápido em reagir a ameaças quanto a maioria.
Benefício: Você ganha +1 em testes de Fortitude.
Contraponto: Você sofre -1 em testes de Reflexos.
Idéias de Representação: Personagens com este trait podem ver sua condição física como normal e menosprezar as pessoas diferentes, ou podem atribuir-se o papel de proteger as pessoas menos resistentes do que eles.

Selvagem
Você vem de um ambiente hostil e pouco amistoso, e se dá melhor com animais do que com pessoas.
Benefício: Você ganha +1 para testes de Lidar com Animais e Empatia Selvagem.
Contraponto: Você sofre -1 em testes de Blefar, Diplomacia e Obter Informações.
Idéias de Representação: Personagens com este trait tendem a evitar situações de relação social. Isto pode ser expressado como timidez ou comportamento quieto, ou como uma total falta de vontade de envolver-se em conversas.

Supersticioso
Você acredita nas lendas e nas crendices das pessoas, mais do que nos fatos por trás de seus ritos.
Benefício: Você ganha +1 para testes de Identificar Magias.
Contraponto: Você sofre -1 em testes de Conhecimento [Arcano] e Conhecimento [Religião].
Idéias de Representação: O personagem pode vir de uma cultura primitiva que valorize mais as ações do que os fatos, ou onde as histórias de antigas maldições e feitiços o tenham colocado quase num estado de fobia e aversão a ritos e "coisas mágicas".

Talento Mágico
Você tem um talento inato em conjurar magias de uma determinada escola ou de um certo tipo (como um descritor específico). Apesar de as magias que conjura desta escola serem mais fortes que a de outros conjuradores da mesma escola, você não é tão eficiente em conjurar magias de outras escolas (ou com outros descritores).
Benefício: Escolha uma Escola de Magia ou um tipo de energia ou descritor (Luz, Bem, Mal, etc.). Some +1 ao seu Nível de Conjurador ao lidar com magias desta escola.
Contraponto: Sofre -1 Nível de Conjurador ao conjurar magias de qualquer outra escola ou com qualquer outro descritor.
Idéias de Representação: Personagens com este trait tendem a se gabar de suas habilidades e da superioridade de "seu tipo preferido de magia", ou podem sentir-se deslocados entre conjuradores com diferentes pontos de vista.

Visão Noturna
Seus olhos são particularmente bons em ver no escuro, mas sensíveis quando expostos a claridade.
Benefício: Some +3m ao alcance da sua Visão no Escuro.
Contraponto: Você sofre -2 em testes de Observar e Procurar quando exposto a claridade intensa.
Especial: Você deve ter Visão no Escuro como habilidade racial para adquirir este trait.
Idéias de Representação: Este trait pode não afetar a personalidade do personagem de forma direta, mas pode fazê-lo preferir aventurar-se em ambientes subterrâneos ou em ações noturnas.

Visão Umbrosa
Você enxerga particularmente bem em ambientes de pouca luz, embora a claridade incomode sua visão.
Benefício: Ganha +1 em testes de Observar e Procurar em situações de pouca luminsidade.
Contraponto: Você sofre -1 em testes de Observar e Procurar quando exposto a claridade intensa.
Idéias de Representação: Este trait pode não afetar a personalidade do personagem de forma direta, mas pode fazê-lo preferir aventurar-se em ambientes escuros e subterrâneos, ou dar preferência a ações noturnas.


Última edição por Magalercius em Sex Ago 17, 2012 4:34 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  Magalercius Sex Ago 17, 2012 4:32 pm

CHARACTER FLAWS

Flaws are like the flip side of feats. Whereas a feat enables a character to be better than normal at performing a task (or even to do something that normal characters can’t), a flaw restricts a character’s capabilities or imposes a penalty of some sort.
A player may select up to two flaws when creating a character.
After 1st level, a character cannot take on additional flaws unless the DM specifically allows it (for examples of times when doing
this might be appropriate, see Character Traits, above). Each flaw a player selects entitles his character to a bonus feat. In other
words, when you create a character, if you select two flaws, you can also take two bonus feats beyond those your character would
be normally entitled to.
Unlike traits (see above), flaws are entirely negative in their impact on a character’s capabilities.

FLAW DESCRIPTIONS
Each of the flaws described here has a specific game effect.
Some flaws can only be taken by a character who meets a special requirement.

Feeble
You are unathletic and uncoordinated.
Effect:You take a –2 penalty on Strength-, Dexterity-, and Constitution-based ability checks and skill checks.

Frail
You are thin and weak of frame.
Effect:Subtract 1 from the number of hit points you gain at each level. This flaw can reduce the number of hit points you
gain to 0 (but not below).
Special:You must have a Constitution of 4 or higher to take this flaw.

Inattentive
You are particularly unaware of your surroundings.
Effect:You take a –4 penalty on Listen checks and Spot checks.

Meager Fortitude
You are sickly and weak of stomach.
Effect:You take a –3 penalty on Fortitude saves.

Murky-Eyed
Your vision is obscured.
Effect:In combat, every time you attack an opponent that has concealment, roll your miss chance twice. If either or both results indicate that you miss, your attack fails.

Noncombatant
You are relatively inept at melee combat.
Effect:You take a –2 penalty on all melee attack rolls.

Pathetic
You are weaker in an attribute than you should be.
Effect:Reduce one of your ability scores by 2.
Special: You cannot take this flaw if the total of your ability modifiers is 8 or higher.

Poor Reflexes
You often zig when you should have zagged.
Effect:You take a –3 penalty on Reflex saves.

Shaky
You are relatively poor at ranged combat.
Effect:You take a –2 penalty on all ranged attack rolls.

Slow
You move exceptionally slowly.
Effect:Your base land speed is halved (round down to the nearest 5-foot interval).
Special:You must have a base land speed of at least 20 feet to take this flaw.

Unreactive
You are slow to react to danger.
Effect:You take a –6 penalty on initiative checks.

Vulnerable
You are not good at defending yourself.
Effect:You take a –1 penalty to Armor Class.

Weak Will
You are highly suggestible and easily duped.
Effect:You take a –3 penalty on Will saves.
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