Regra de Cansaço, Fadiga e Exaustão!!
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Regra de Cansaço, Fadiga e Exaustão!!
Diversas situações de jogo colocam os personagens no limite da força. Vejo pouca representação, e nunca vi de fato a necessidade de usar esta regra. Mas por achá-la interessante, vou começar a fazê-lo daqui pra frente.
Como funciona:
Ao longo de grandes esforços, ou esforços contínuos ao longo do dia, o personagem sujeita seu corpo a "danos de contusão" pelo desgaste (físico e mental) oriundos de um dia de trabalho, lutas ou exercícios.
Desta forma, são 3 os tipos de "dano em fadiga", ou dano de contusão originário desta forma:
Esforços mínimos ou simples: 1 de dano de contusão.
Esforços moderados e repetitivos: 1d3 de dano de contusão.
Esforços severos ou contínuos: 1d4+1 de dano de contusão.
Sim, pela regra, um personagem pode morrer por exaustão, vide tantos contos de escravos levados aos limites da vida e da morte por seus trabalhos forçados. O que acontece, no entanto, é o personagem desmaiar antes de entrar de fato na beira da morte, sendo carregado ou deixado de lado o resto do tempo. No entanto, se continuar sendo ferido após o desmaio, pode morrer.
Lembrando que existe os status acima (cansado, fadigado e exausto), eles passarão a se aplicar nestes casos, e eu vou cobrar, não só em termos de regra, mas de representação.
Até mesmo coisas como "dormir de armadura média ou superior" possui um fator de "dano de contusão", por desgastar demais. Eles sã similares aos ajustes (deslocamento e penalidades) por usar armaduras pesadas, e são CUMULATIVOS com os mesmos.
Novamente, se o personagem se esforçar além do limite da exaustão, independente de ainda ter ou não pvs para suportar, o dano começa a se tornar REAL.
Como funciona:
Ao longo de grandes esforços, ou esforços contínuos ao longo do dia, o personagem sujeita seu corpo a "danos de contusão" pelo desgaste (físico e mental) oriundos de um dia de trabalho, lutas ou exercícios.
Desta forma, são 3 os tipos de "dano em fadiga", ou dano de contusão originário desta forma:
Esforços mínimos ou simples: 1 de dano de contusão.
Esforços moderados e repetitivos: 1d3 de dano de contusão.
Esforços severos ou contínuos: 1d4+1 de dano de contusão.
Sim, pela regra, um personagem pode morrer por exaustão, vide tantos contos de escravos levados aos limites da vida e da morte por seus trabalhos forçados. O que acontece, no entanto, é o personagem desmaiar antes de entrar de fato na beira da morte, sendo carregado ou deixado de lado o resto do tempo. No entanto, se continuar sendo ferido após o desmaio, pode morrer.
Lembrando que existe os status acima (cansado, fadigado e exausto), eles passarão a se aplicar nestes casos, e eu vou cobrar, não só em termos de regra, mas de representação.
Até mesmo coisas como "dormir de armadura média ou superior" possui um fator de "dano de contusão", por desgastar demais. Eles sã similares aos ajustes (deslocamento e penalidades) por usar armaduras pesadas, e são CUMULATIVOS com os mesmos.
Novamente, se o personagem se esforçar além do limite da exaustão, independente de ainda ter ou não pvs para suportar, o dano começa a se tornar REAL.
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