Gang do RPG!!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

13 Passos para o Sucesso da Campanha!!

Ir para baixo

13 Passos para o Sucesso da Campanha!! Empty 13 Passos para o Sucesso da Campanha!!

Mensagem  Felipe Seg Dez 07, 2009 6:50 pm

Avisos importantes sobre o decorrer da campanha:

PRIMEIRO, e o MAIS IMPORTANTE: Confiem em seu mestre. Eu não ponho adversidades acima do nível do grupo, e quando o faço há uma razão, e pistas sobre até onde ir;

SEGUNDO: Em meus planos, há uma viagem através do continente programada, para a Busca das Estatuetas. Existe uma ordem certa a se cumprir, e trocar/inverter/errar a ordem aumentará drasticamente a dificuldade das aventuras;

TERCEIRO: Nas Terras Centrais há coisas acontecendo em paralelo, ganchos para a campanha principal, com pistas próprias pertinentes a cada local. Não estava nos meus planos o grupo cruzar o continente tantas vezes, então acabei revelando coisas antes da hora. Assim, o grupo maior já sabe em off o que esperar;

QUARTO: Vou repetir, NÃO FIQUEM LENDO posts dos quais não participam, pois muitas coisas que eu revelo a um em separado são exclusivas, e sabê-las de ante-mão, ou mesmo simplesmente sabê-las, estraga a surpresa e o divertimento do jogo;

QUINTO: Nem todo NPC foi feito para estar sempre com o grupo. Então, às vezes, eles simplesmente vão sumir, aparecendo nas horas certas. O mesmo se aplica a aliados, amigos e afins. Me perguntaram de Nayruh algum tempo atás. Simples, lembrando que ela é aliada de Luther e Habacuc, que está bem longe de casa e sozinha em Waterdeep, muito provável que procure exclusivamente um dos dois.

SEXTO: TODO item mágico, NPC, informação e afins que eu espalho tem um propósito. Lembrem-se que eu NUNCA dou ponto sem nó. Existem situações onde fica claro o nível do desafio, e outras não. Assim, usem os conhecimentos de seus personagens, e não dos jogadores. Se tiverem medo, tenham medo, se não tiverem, não tenham. Porque pode não parecer, mas eu fico de olho nas incoerências de representação.

SÉTIMO (Um ótimo livro por sinal): TODOS têm informações importantes e pertinentes à campanha, espalhadas e mescladas às próprias histórias e acontecimentos pessoais. Somente quando o grupo conseguir se encontrar e conversar sobre os eventos passados é que muita coisa vai passar a fazer sentido.

OITAVO: Vocês estão em Waterdeep, minha gente. Então USEM ISSO. Procurem NPCs, rumores, afins... Lembrem-se que um herói muitas vezes nasce de um simples boato, bem como um super-vilão.

NONO: Não critiquem o que não conhecem, ou me cobrem explicações em off de informações em ON.; NÃO É ASSIM QUE EU JOGO E NEM MESTRO. Querem saber sobre um determinado item, magia ou criatura? VÃO TER QUE PESQUISAR (Finn que o diga). Querem entender as reações dos NPCs? PERGUNTEM. Eles têm língua. Lembrem-se que nem todo herói é amado por todos. Elminster, por exemplo, é um TREMENDO mulherengo, fanático por elfas, casadas ou não, e ele mora em terras élficas. Imaginem a fama do bom velhinho? Khelben é um mago poderoso, e recentemente, contrariando a determinação de Mystra, Corellon o trouxe de volta à vida. Ele é severo, mas ainda é uma pessoa LEAL E BOA. As irmãs são caóticas, como a própria magia. Lembrando que são filhas de Mystra, nada mais a acrescentar - Apenas alguns exemplos grandiosos.

DÉCIMO: O grupo já tem fama e reputação. Boa em alguns lugares, má em outros e terrível em outros ainda (Finn que o diga, que deixou um Fauno chorando pra trás ao desistir de caçar Mamnon ou mesmo o Phaerimm).

DÉCIMO PRIMEIRO: Toda ação tem sua reação, às vezes boa, às vezes má. Lembrem-se que vocês NÃO são deuses (to falando sério), e que algumas vezes os NPCs têm planos e atitudes próprias. E nem sempre eles aceitam pitaco, ordem ou mesmo provocação. Então, lembrem-se de aprender a diferenciar os PCs e NPCs de cada cenário e ocasião. Por exemplo, não esperem ver Anzo numa missão diplomática, muito menos Piergeiron ser encontrado numa taverna qualquer tomando cerveja com seus guardas. Tudo tem seu momento e seu lugar. Aprendam a conhecer melhor seus aliados.

DÉCIMO SEGUNDO: TORIL não possui internet nem telefone, e Waterdeep é uma gigantesca metrópole. Não se cruza a cidade à pé em menos de 2 a 3 horas, dependendo do ponto. Então aprendam a se programar e coordenar seus passos. Algumas vezes esta simples travessia pode custar caro, como uma manhã inteira só pra ir e vir do porto até os templos.

DÉCIMO TERCEIRO: Coordenem suas ações, pois estão de alto-nível e parecem ainda perdidos. Tentem imaginar seus personagens de 10o. nível, 15o. ou mesmo 20o., e então pensem: "Como eu chego lá??"

Felipe
Admin

Mensagens: 135
Data de inscrição: 27/11/2009
Localização: Petrópolis - RJ

Pergunta
Cavaleiro o Dom 29 Nov 2009 - 20:07

Li todo o tópico e é bem esclarecedor (Também acho o livro "Sétimo" muito bom, assim como os sete, os filhos de sétimo, Senhor da chuva, Bento, Vampiro Rei e outros do André Vianco;))... Como acho que sou um dos mais recentes na campanha... Ainda não há uma missão exata para mim no contexto principal, pelo menos o personagem não está ciente disso... por isso procuro seguir o que me é mostrado... Quanto a níveis... Já fiz minha progressão até o nível 20 e estou correndo atrás... A questão é que estou em nível muito aquem dos demais e isso me preocupa um pouco... já que o que é fácil para alguns para mim será extremamente dificil... enquanto estamos separados não tem problema, as ao nos unirmos acredito que terei certos problemas com a diferença de níveis e gostaria que me explicasse quanto a velocidade de evolução e se existe a possibilidade de alcançar o nível de alguns deles elo menos... agora mesmo, meu personagem se encontra com um personagem com 3 níveis acima do meu, com xp em andamento enquanto eu estou começando agora... Se puder me esclarecer minhas possibilidades de evolução mais rápida ( se isso for possível )... assim posso amenizar meus temores...

Cavaleiro

Mensagens: 64
Data de inscrição: 27/11/2009
Idade: 30

Re: 13 Passos para o Sucesso da Campanha!!
Felipe o Seg 30 Nov 2009 - 1:21

Confie no mestre, xará. So macaco velho de Missão Mista, mas não se menospreze.

Ex. Finn, de 11o., falhou onde Angus,, de 8o. teve sucesso. Basta analisar os desafios propostos e saber seus limites, mesmo com o grupo reunido. Tem pra todo mundo. Basta saber procurar. Sou um mestre que usa muito o cenário, ambiente e NPCs. Basta saber lidar.


Última edição por Felipe em Sáb Jun 18, 2011 1:21 pm, editado 1 vez(es)
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

13 Passos para o Sucesso da Campanha!! Empty Re: 13 Passos para o Sucesso da Campanha!!

Mensagem  Convidad Dom Nov 21, 2010 12:38 am

Posso anexar uma 14ª

Nem tudo que o jogador sabe o personagem sabe... Metagame é para os fracos, droga, minha classe favorita é Bardo e eu sei separar o que eu leio nos livros do que meus personagens sabem...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

13 Passos para o Sucesso da Campanha!! Empty Re: 13 Passos para o Sucesso da Campanha!!

Mensagem  Felipe Sáb Jun 18, 2011 1:22 pm

É sempre bom reler isso aqui.
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

13 Passos para o Sucesso da Campanha!! Empty Re: 13 Passos para o Sucesso da Campanha!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos