Novidades sobre Iniciativa!!
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Novidades sobre Iniciativa!!
Adotando um sistema diferente do usado até então, onde o vencedor "Previa" a ação do perdedor, estou importando o sistema de Intervenção do jogo Street Fighter RPG, que opera da seguinte maneira:
Jogada de Iniciativa: Inalterada.
Efeito da Iniciativa: Aquele que VENCE a Iniciativa tem uma visão privilegiada da cena de combate, podendo agir antes que se perceba pelo(s) perdedor(es).
Assim, TODA Rodada de Iniciativas deve ser postada com a intenção da ação imediata aos Testes, de modo que o vencedor "escolhe" quando agir, podendo assim usar a ação "Esperar" para alinhar sua ação com a de outro personagem, mesmo com a de um adversário, condicionando sua ação naquela rodada.
Isto serve apenas para a Primeira Rodada de Iniciativa, a menos que o vencedor prefira continuar Esperando para agir em momento mais oportuno.
Desta forma, por exemplo:
Um ladrão está enfrentando um guarda, vencendo assim sua iniciativa (19 contra 13). Ele pode simplesmente ignorar o guarda, atacando-o independente do resultado, ou deixando-o começar a agir para Interferir em sua ação. Vamos dizer que o guarda se prepara para persegui-lo. Ele então se antecipa, atirando um frasco de óleo em seu caminho, obrigando-o a saltar o obstáculo, ficando vulnerável, ou escorregando e dando ao gatuno uma grande dianteira.
Porém, no mesmo exemplo, vamos supor que seja o inverso, e o guarda vença. Ele então espera alguns instantes para ver a intenção do bandido e percebe que ele se prepara para correr. Vendo que o larápio é mais rápido (normalmente é o caso), ele o antecipa arremessando algo que o impeça de escapar, ou para atingi-lo em cheio ou para fazê-lo escorregar (ou ambos).
Em termos gerais, já venho utilizado como teste esta condição tem algum tempo, e acho que todos concordam comigo que a cena torna-se mais rica e divertida, em termos de descrição.
Lembrando que quem PERDE a Iniciativa NÃO Age antes, apenas ANUNCIA a intenção de sua ação.
Por exemplo, um "Vencedor" pode apenas perceber a intenção do perdedor em usar uma poção, ou mesmo preparar uma magia, mas NÃO saber qual será, a menos que tenha meios próprios (Magias de Adivinhação ativas ou Teste de Identificação de Magias), podendo assim interferir na ação adequadamente.
No entanto, sempre há aqueles mais sádicos (combatentes, principalmente) que gostam de se exibir, antecipando a ação e não dando tempo para o adversário sequer raciocinar. Neste caso, a antecipação é indiferente à ação, que sempre será mais ofensiva, ou evasiva conforme o caso.
Entendido?
Alguma Dúvida?
Jogada de Iniciativa: Inalterada.
Efeito da Iniciativa: Aquele que VENCE a Iniciativa tem uma visão privilegiada da cena de combate, podendo agir antes que se perceba pelo(s) perdedor(es).
Assim, TODA Rodada de Iniciativas deve ser postada com a intenção da ação imediata aos Testes, de modo que o vencedor "escolhe" quando agir, podendo assim usar a ação "Esperar" para alinhar sua ação com a de outro personagem, mesmo com a de um adversário, condicionando sua ação naquela rodada.
Isto serve apenas para a Primeira Rodada de Iniciativa, a menos que o vencedor prefira continuar Esperando para agir em momento mais oportuno.
Desta forma, por exemplo:
Um ladrão está enfrentando um guarda, vencendo assim sua iniciativa (19 contra 13). Ele pode simplesmente ignorar o guarda, atacando-o independente do resultado, ou deixando-o começar a agir para Interferir em sua ação. Vamos dizer que o guarda se prepara para persegui-lo. Ele então se antecipa, atirando um frasco de óleo em seu caminho, obrigando-o a saltar o obstáculo, ficando vulnerável, ou escorregando e dando ao gatuno uma grande dianteira.
Porém, no mesmo exemplo, vamos supor que seja o inverso, e o guarda vença. Ele então espera alguns instantes para ver a intenção do bandido e percebe que ele se prepara para correr. Vendo que o larápio é mais rápido (normalmente é o caso), ele o antecipa arremessando algo que o impeça de escapar, ou para atingi-lo em cheio ou para fazê-lo escorregar (ou ambos).
Em termos gerais, já venho utilizado como teste esta condição tem algum tempo, e acho que todos concordam comigo que a cena torna-se mais rica e divertida, em termos de descrição.
Lembrando que quem PERDE a Iniciativa NÃO Age antes, apenas ANUNCIA a intenção de sua ação.
Por exemplo, um "Vencedor" pode apenas perceber a intenção do perdedor em usar uma poção, ou mesmo preparar uma magia, mas NÃO saber qual será, a menos que tenha meios próprios (Magias de Adivinhação ativas ou Teste de Identificação de Magias), podendo assim interferir na ação adequadamente.
No entanto, sempre há aqueles mais sádicos (combatentes, principalmente) que gostam de se exibir, antecipando a ação e não dando tempo para o adversário sequer raciocinar. Neste caso, a antecipação é indiferente à ação, que sempre será mais ofensiva, ou evasiva conforme o caso.
Entendido?
Alguma Dúvida?
Re: Novidades sobre Iniciativa!!
sem dúvidas com certeza. Além do mais isso é uma regra que já existe. Usada de 2 formas diferentes pelo livro como: Adiar Ação ou Preparar ação . Vide Livro do Jogador para detalhes. No caso do exemplo citado acima, se encaixa perfeitamente na manobra Adiar ação.
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