Sobre especialização vs falha crítica
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Sobre especialização vs falha crítica
Deparei-me com uma discussão interessante fuçando sobre as regras na net pois a total falta de índice dos livros de vampiro (salvo o dos jogadores) não o faz ser uma regra de facil assimilação, é uma regra criada, mas achei no minimo interessante ser avaliada.
acho justo pois diminuindo a dificuldade na area onde o personagem é especialista ajudaria a eliminar as falha críticas com dados mais medianos, pois dificuldades de 8 e 9 tenderiam muito mais a falha critica quando se jogasse mais dados.
Lembrando que isso não valeria para especialização de atributo.
fonte: http://sonaopodetirarum.com/2012/01/25/o-paradoxo-dos-dados-em-storyteller/“O quê?! Rolei 8 dados e tive uma falha crítica???!!!”. Quem nunca passou por uma situação dessas em alguma mesa de storyteller? Acho que só quem não jogou o sistema né?!
Pois bem, o Storyteller sempre conviveu com um grande dilema. É um sistema onde quanto mais hábil você é em uma habilidade, mais chances tem de tirar uma falha crítica. Tudo bem, eu sei que não é bem assim, porque embora você tenha mais dados pra jogar a percentagem de cair “1” é menor do que de cair todos os demais númeors somados, mas o fato é que por algum motivo rpgístico que não conseguimos entender isso acontece, e MUITO!
Quantas e quantas horas eu e o @Jairont perdemos discutindo sobre as regras e sobre essas discrepâncias que aconteciam. Aos poucos fomos testando essa ou aquela modificação para que realmente prevalecesse quem tem mais pontos em determinadas habilidades.
De tanto experimentarmos chegamos a uma regra final, que utilizamos por um bom tempo, que é a seguinte: personagens com 4 pontos em alguma habilidade além de rolar o “10” novamente ainda teriam -1 na dificuldade do teste que envolvesse sua especialidade, e para personagens com 5 pontos vale a mesma regra só que em vez de -1 na dificuldade ele passa a ter -2, além de rolar o “10”. Então é assim, imagine um personagem que vai usar seu esportes para correr um beco e escalar o muro. O mestre exige dele uma jogada de destreza+esportes, dificuldade 7 e necessários dois sucessos. Caso esse personagem tivesse esportes 4 com especialização em atletismo, por exemplo, então a dificuldade do teste cairia para 6, e caso seu “esportes” fosse 5 e com a mesma especialização, a dificuldade cairia pra 5, mas continuariam sendo necessários 2 sucessos para realizar a ação em sua totalidade. Note que caso esse mesmo personagem fosse rebater uma pedra atirada contra ele usando um taco de beisebol ele não ganharia nenhuma redução na dificuldade, pois sua especialização é em atletismo.
Conforme comentamos no TavernaCast #2 em princípio nos pareceu que assim os personagens ficariam muito desequilibrados, mas daí chegamos a seguinte conclusão: você acha que o Bruce Lee erraria um soco? Pode até ser que sim, mas ou ele daria uma bela duma patacoada (erro crítico) ou seu oponente seria muito bom também. E no decorrer do jogo a regra se mostrou muito útil e não desequilibrou as partidas, muito pelo contrário, os personagens que eram realmente bons em algumas áreas passaram a demonstrar isso efetivamente.
Outra regra que chegamos a cogitar e até fizemos alguns testes foi a de, em vez de o personagem com 5 pontos na habilidade ter a dificuldade reduzida em 2, que ele tivesse um sucesso automático na ação, mas acabamos preferindo a primeira opção.
acho justo pois diminuindo a dificuldade na area onde o personagem é especialista ajudaria a eliminar as falha críticas com dados mais medianos, pois dificuldades de 8 e 9 tenderiam muito mais a falha critica quando se jogasse mais dados.
Lembrando que isso não valeria para especialização de atributo.
Magalercius- Admin
- Idade : 42
Localização : Taubaté
Mensagens : 1828
Data de inscrição : 25/05/2011
Re: Sobre especialização vs falha crítica
Bem interessante essa regra e quem sabe o Felipão não possa adotar para o Hunters!!!
Rafa- Idade : 41
Localização : Balneário Piçarras/SC
Mensagens : 2344
Data de inscrição : 27/11/2009
Re: Sobre especialização vs falha crítica
Gui, sem saber, e também fruto de MUITAS madrugadas, Eu, Raul, Bobito, Gleison e Nando, já usava uma regra similar de baixar a dificuldade nas áreas de especialização. Mas no nosso caso, se um determinado atributo possuísse aplicação de uma especialização para o teste em questão, se aplicaria, mas não seria cumulativo. Ou seja, só se reduziria a dificuldade UMA vez, ainda que os dois se aplicassem.
O que podemos fazer é seguir o modelo do que já era usado em mesa. Pois senão de que adianta ter especialização em atributos?
O que podemos fazer é seguir o modelo do que já era usado em mesa. Pois senão de que adianta ter especialização em atributos?
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