Gang do RPG!!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Talento declarado ou Uso Aleatório!!

3 participantes

Ir para baixo

Talento declarado ou Uso Aleatório!! Empty Talento declarado ou Uso Aleatório!!

Mensagem  Felipe Sáb Nov 10, 2012 6:54 pm

Começando uma nova questão que sempre me tirou o sossego, e já vi causar inúmeros problemas aqui no forum, tanto do lado dos npcs/monstros como dos pcs.

Alguns talentos de efeito, que concedam vantagens ou mudança na condição de combate dos personagens, não deveriam ser vinculados a um tipo de ação? Por exemplo, o uso do Ataque Poderoso, que consiste em "descer o kct" pra diminuir a precisão e aumentar o dano, pode ser usado como um "ataque normal"? Ou deve ser disponível apenas nas ações de Ataque Total? Pois na minha leitura, ele consiste em "preparar a paulada", e não num "ops! Acho que pus muita força no golpe!"

Outro exemplo pra mim seria o Trespassar. Por definição, ele vem vinculado ao Ataque Poderoso. Então, por exemplo, um inimigo tenta fugir de mim e, ao tentar atingi-lo para evitar sua fuga, eu o derrube. Condição satisfeita, CLEAVE no próximo. Mas eu não estava em Ataque Total, apenas tentando impedir sua fuga. Será que eu deveria me beneficiar de uma condição tão combativa sem a mera intenção? O Trespassar, por exemplo, não deveria ser disponível apenas quando se fosse usado o Ataque Poderoso?
(Pensem bem nesta questão, pois vocês estão prestes a enfrentar gigantes, que têm os dois.)

Então, penso em discutir esta questão. Ações de talento que requerem um certo "preparo" (salvo quando descrito em contrário na descrição do mesmo) deveriam consumir uma ação parcial, no mínimo, ou serem vinculada à ação de Ataque total, por consistir em um incremento na capacidade de combate do personagem/npc/monstro/vilão?

O que vocês acham?
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Talento declarado ou Uso Aleatório!! Empty Re: Talento declarado ou Uso Aleatório!!

Mensagem  Magalercius Sáb Nov 10, 2012 8:09 pm

daí lhe pergunto, um ataque em carga poderia dar cleave?
to pensando a respeito, e concordo com vc, mas não entendi pq um ataque poderoso nao poderia ser usado num ataque padrão. a diferença de um pro outro é que por causa da movimentação ele só realiza um ataque, e nao toos permitidos por sua bba.
Magalercius
Magalercius
Admin

Idade : 42
Localização : Taubaté
Mensagens : 1828
Data de inscrição : 25/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Talento declarado ou Uso Aleatório!! Empty Re: Talento declarado ou Uso Aleatório!!

Mensagem  Felipe Sáb Nov 10, 2012 9:11 pm

Pela regra, múltiplos ataques poderosos são limitados ao menor modificador.
Portanto, um guerreiro de 7o. nível (+7/+2 de BBA) não realiza dois ataques poderosos com +2/-3 (lembrando do máximo de -5 no ajuste de ataque descrito no talento), e sim 2 ataques com +5/+0, pois sendo o +2 seu menor modificador, ele não pode ser negativado. A desvantagem é usar um ajuste pior do que desferindo um só golpe, o que a princípio parece uma piora no talento. Mas pense que estará aplicando DOIS golpes poderosos ao invés de um.

Não digo que não possa ser usado com ataque regular. Foi apenas pra ilustrar meu ponto.
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Talento declarado ou Uso Aleatório!! Empty Re: Talento declarado ou Uso Aleatório!!

Mensagem  Magalercius Sáb Nov 10, 2012 10:33 pm

não achei nada disso não na descrição do talento no livro do jogador.
Mas daí você ta me dizendo que o ataque poderoso é mais efetivo com um guerreiro de 5º nível do que com um guerreiro de 6º, pois dessa forma o primeiro poderia adicionar +5 no dano enquanto o segundo apenas +1, em dois ataques mas é só +1 em cada.

"On your action, before making attack rolls for a round,
you may choose to subtract a number from all melee attack rolls and
add the same number to all melee damage rolls. This number may
not exceed your base attack bonus.
The penalty on attacks and bonus
on damage apply until your next turn."


Acho que o bonus base de ataque que ele fala se refere só ao primeiro, no caso do guerreiro de 6º ele poderia usar no maximo +6, negativando sim o segundo(ou +5 pelo limite que lembre dessa regra ter sido revisada em algum livro, dando limite max de +5 no ataque poderoso, mas não lembro qual livro)

Magalercius
Magalercius
Admin

Idade : 42
Localização : Taubaté
Mensagens : 1828
Data de inscrição : 25/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Talento declarado ou Uso Aleatório!! Empty Re: Talento declarado ou Uso Aleatório!!

Mensagem  Magalercius Sáb Nov 10, 2012 10:38 pm

quanto a ser declarado ou aleatório, lógico que é declarado como descrito no talento, ANTES de jogar os dados tem que se declarar, no nosso caso aqui no forum, deveria se usar a lacuna de preenchimento "ação" no site do rolador, declarando o uso do ataque poderoso, e bonus de quanto se está atribuindo... pra nao vir nego roubando e calculando por fora depois que sabe os resultados dos dados.
Magalercius
Magalercius
Admin

Idade : 42
Localização : Taubaté
Mensagens : 1828
Data de inscrição : 25/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Talento declarado ou Uso Aleatório!! Empty Re: Talento declarado ou Uso Aleatório!!

Mensagem  Felipe Dom Nov 11, 2012 12:05 am

Sobre múltiplos ataques, esta discussão acontece em outro livro (não lembro qual). E ele dá duas possibilidades. Ou usar como falei, ou considerar o ataque poderoso em todos, mas com efeitos separados. Ex.: No caso do +7/+2, o personagem usa too o poderio (máx tirar 5), mas sem poder negativar a base de ataque do segundo, que portanto ficria reduzida, o que se torna coerente, já que a tendência de desferir vários golpes com tanta força é ir cansando. Portanto, os ajustes finais ficariam +2/+0, sendo que o primeiro ataque recebe +5 no dano, enquanto o segundo, "apenas" +2.

Deu pra entender?

E como falei, só quero discutir alguns talentos que não tenham na descrição sua aplicação. Pra gente ter uma margem.
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Talento declarado ou Uso Aleatório!! Empty Re: Talento declarado ou Uso Aleatório!!

Mensagem  Magalercius Dom Nov 11, 2012 3:11 am

acho justo usar em todos, restrito ao seu maximo como disse agora...
Ai eu jogando com o Hector felipe..... divirta-se com os gigantes, pois vai ter volta... um dia...

Quanto a Trespassar, bom, a frase da descrição dele me chamou atenção:
"You can follow through with powerful blows." Ao pé da letra "Você pode seguir sem interrupção com golpes poderosos."

Portanto deveria estar usando um golpe poderoso como gatilho de Trespassar.


Última edição por Magalercius em Dom Nov 11, 2012 1:51 pm, editado 1 vez(es)
Magalercius
Magalercius
Admin

Idade : 42
Localização : Taubaté
Mensagens : 1828
Data de inscrição : 25/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Talento declarado ou Uso Aleatório!! Empty Re: Talento declarado ou Uso Aleatório!!

Mensagem  Felipe Dom Nov 11, 2012 1:49 pm

Então fica acertado assim.
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Talento declarado ou Uso Aleatório!! Empty Re: Talento declarado ou Uso Aleatório!!

Mensagem  Rafa Dom Nov 11, 2012 5:25 pm

Gostei da forma que foi descrito e como ficou... Acho que é um talento que pode ser usado continuamente, mas certamente irá cansar o sujeito em muito...
Rafa
Rafa

Idade : 41
Localização : Balneário Piçarras/SC
Mensagens : 2344
Data de inscrição : 27/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Talento declarado ou Uso Aleatório!! Empty Re: Talento declarado ou Uso Aleatório!!

Mensagem  Felipe Dom Nov 11, 2012 5:35 pm

Só pra reafirmar então, Trespassar só funciona na rodada em que for usado o Ataque Poderoso!!
E os Bônus de ataque retirados dos BBAs para múltiplas ações são então diferentes. No meu exemplo, guerreiro de lvl 7 (+7/+2) que use Power Attack, ficará portanto com +2/+0 para acerto, e +5/+2 para dano.
Se novos talentos emergirem com a dúvida, volto a usar este tópico para discuti-los.
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Talento declarado ou Uso Aleatório!! Empty Re: Talento declarado ou Uso Aleatório!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos