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Armeiros e Ferreiros!!

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Mensagem  Felipe Seg Nov 30, 2009 4:27 pm

Para poder calcular o preço de ferreiros, armeiros e artesãos afins, terei de começar a prestar mais atenção aos Pontos de Vida de armas e armaduras.

Assim, estou criando a seguinte regra:

Armas e armaduras comuns sofrem, irremediavelmente, 1 PV de dano por combate participado, independente da dureza. Este dano se deve mais ao desgaste que quebra, propriamente dito, e independente do número de combatentes, apenas 1 PV é perdido dos equipamentos desta forma. Assim, quanto mais combates ou situações arriscadas, mais seus equipamentos se desgastam, e quando são violentamente atingidos é natural que um equipamento gasto esteja menos resistente que um novo.

Armas e armaduras obra-primas compartilham de todas as características do material comum, salvo serem reforçadas e mais resistentes. Assim, pensando na diferença absurda de preço entre elas, materiais Obra-Prima sofrem 1 PV de dano para cada 10 combates participados.

Metais Especiais Difetentes metais possuem diferentes características. Uns são mais "duros", outros mais "leves", e putros "têm mais PVs". Para fins de regra, estes serão, como suas descrições apontam, tratados como Obras-primas para cálculo de desgaste, com a seguinte diferença: Cada ajuste de 5 na dureza consiste em um multiplicador no tempo de resistência ao desgaste. Assim, por exemplo, o Mithril que possui dureza 15 passa a suportar um total de 30 combates por PV de desgaste [15/5=3x10(OP)].

A seguir, preços sugeridos por serviços de armeiros:

Tipo de Armeiro:.....................................Comum.............................Especialista.............................Exótico
Preço por PV de dano/desgaste:........2pp....................................5pp.....................................1po
Preço por recuperação de um equip.:..1/4....................................1/3......................................1/2

Armeiro comum: A maioria dos artífices encontrados em qualquer vila. Capaz de restaurar apenas equipamentos comuns, e algumas poucas vezes itens Obra-prima.

Armeiro Especialista: Um armeiro especializado na manufatura de itens especiais (armas ou armaduras, principalmente), capaz de reparar desde armas simples e comuns até mesmo as mais raras, comuns e Obras-primas.

Armeiro Exótico: Artesãos especiais, que trabalham apenas para quem querem, e só se dedicam aos itens mais raros e incomuns, como obras-primas e itens mágicos.

Preço de Recuperação: Porcentagem calculada em cima do valor do item novo. Algumas vezes um equipamento está tão desgastado que mais vale a pena comprar um novo.

Obs1: Para viabilizar esta tabela, todos passam a ter de controlar a "vida" de seus equipamentos, a contar de quando esta entrar em vigor. E também, equipamentos encontrados em aventuras serão classificados entre Gastos (1/4 dos PVs), Bons (1/2 dos PVs) e Novos (Inteiros). Não pretendo burocratizar, e vou procurar simplificar ao máximo o uso desta tabela, apenas para enriquecimento de jogo, e não prejuízo.

Obs2: A tabela entra em vigor quando todos opinarem e as discussões se encerrarem.


Última edição por Felipe em Qua Jun 16, 2010 4:22 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem  Convidad Seg Nov 30, 2009 5:06 pm

As regras ficaram boas e concordo com os termos. Mas só para alertar, o Mitril não possui dureza 20 e sim 15. É o adamante que possui dureza 20.

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Mensagem  Felipe Seg Nov 30, 2009 5:17 pm

Editado e corrigido.
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Mensagem  Daniel Seg Nov 30, 2009 7:16 pm

Axo bem interessante, Angus é armeiro e Ferreiro mais quanto de graduação eu tem que ter para consertar itens obra - prima e tambem para fazer um?
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Mensagem  Convidad Seg Nov 30, 2009 8:41 pm

Em termos de regras, basta vc ter alguma graduação, mas isso afeta o tempo que levaria para completa-la... (pois poderia escolher 20 se não tem pressa) Mas na minha opinião, ninguém com menos de 5 graduações deveria ser capaz de forjar uma arma obra-prima...

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Mensagem  Felipe Seg Nov 30, 2009 11:25 pm

Pela regra do Livro dos Equipamentos, somente com 5 graduações ou mais se pode produzir um item Obra-Prima. E normalmente usa-se a regra do "escolher 20" para não correr risco, pois trata-se de um teste por semana, tempo que leva para produzir um item OP. Assim, arriscando e falhando, você perde 1 semana de trabalho além do material usado, que é perdido pela falha.

Existem metais ainda mais raros, que requerem que se tenha no mínimo 10 graduações para se poder trabalhá-los, e Adamantium é um deles, se não me engano.
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Mensagem  Rodrigo Qua Dez 02, 2009 8:34 pm

Acho bem interessante e concordo, sendo que todos devem tomar cuidado com suas coisas.
E o pessoal q tem as pericias de oficios vai começar a gastar pontos ali tmb, sendo que as vezes é um gasto desnecessario levar sempre sua armadura pra arrumar e um pouco de perca de tempo.
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Mensagem  Convidad Ter Dez 08, 2009 6:12 pm

Nesse caso fica a critério do jogador como proceder.... mas é bom lembrar, que nem sempre haverá tempo de reparar e forjar... Outra coisa que é bom lembrar, que mesmo o personagem tendo 20 graduações em oficios armeiro, ainda será necessario uma forja, material e equipamento pertinente... por isso, deve-se pensar bem antes de sair gastando pontos nessa pericia...

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Mensagem  Felipe Ter Dez 08, 2009 6:25 pm

Segundo o Livro dos Equipamentos, um "Conjunto de Artesão" possibilitaria alguém com ao menos 3 graduações nas perícias Armeiro ou Ferreiro reparar um equipamento avariado, mas não modelar um novo. Para tanto, seria necessário equipamento completo e ainda uma forja.
Em geral, uma forja "pequena" (tamanho de uma carroça) custa em torno de 500 po.
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Mensagem  Felipe Ter Fev 02, 2010 2:02 pm

Sem mais opiniões, esta regra para desgasta de armas, armaduras, escudos e equipamento em geral entra agora em vigor. Cada um é responsável por controlar o estado de seus itens, ou irei considerá-los negligentes com os mesmos.
Lembrem-se da discussão das rotinas dos personagens, pois cuidar de seus pertences faz parte da rotina de cada um.
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Armeiros e Ferreiros!! Empty Pergunta:

Mensagem  Convidad Dom Jun 06, 2010 6:45 pm

Qto se precisa de pericia em forjar armadura e ou arma para se utilizar couro ou ossos de Dragões ou de outras criaturas?
Outras partes como coração, chifres o sangue podem servir com q pericia e com q nível ?

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Mensagem  Convidad Dom Jun 06, 2010 10:10 pm

Eu diria que no mínimo 5 graduações em ofício armeiro tanbém. Mas como se trata de um material exótico, a dificuldade seria bem maior do que a dificuldade habitual para fazer armas e armadura, dependendo do material usado. Por isso quanto maior a graduação, nesse caso, melhor, pois uma falha em um teste para forjar tal equipamento resultaria na perda da matéria prima, tendo que arrumar mais para novas tentativas...
... Essa é minha opinião, mas se o xará aplica alguma regra específica, aí só com ele. O que me diz xará?

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Mensagem  Felipe Seg Jun 07, 2010 7:42 am

Para a conmfexão de armas e armaduras feitas de materiais incomuns, tudo depente.
Lembrando que "Armeiro" é derivado de "Ferreiro", em geral trabalha-se peças d emetal e complementações (tiras, fivelas, adereços para as mesmas...).

O ideal são perícias de Ofícios Próprios, como "Coureiro", "Açougueiro" (para se aproveitar partes incomuns dos animais derrotados, como carcaças, víceras, sangue...) ou até mesmo "Artesão Mágico", um tipo próprio de artífice especializado no trato de Bestas Mágicas, disponibilizando suas partes para o usoc om outras perícias (desde armeiro, coureiro, ou até mesmo simples artesanato).

Esta regra talvez seja mais familiar para o Rafa, que vem de um Mestre que já a usa a anos (João).
Tá que não vou chegar ao ponto da neura dele, que TEM QUE TER tal perícia senão o personagem não sabe nem começar um trabalho. Mas me baseei no jogo dele, para fins de organizações e evitar as Perícias-coringa.

Lembrando que artífices incomuns são extremamente raroos, e mesmo armeiros não são bons em tudo. Há os que se especializam em armas, armaduras, escudos, adereços...

Entendido?
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