Gang do RPG!!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Abençoado Arcano

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Dom Nov 29, 2009 6:46 pm

O Abençoado Arcano

Alguns conjuradores caminham paralelamente ao caminho, de seus colegas de fé, clérigos. Sua Fé em Mystra, Azuth, ou qualquer divindade que tenham a magia ou os conjuradores arcanos como principais aspectos, sua devoção à causa e dogma da divindade em questão e experiência na manipulação da Trama, o qualificam como um Abençoado Arcano. Os Abençoados Arcanos (Abn) são em sua maioria composta de seguidores de Mystra, mas há relatos de seguidores de Azuth, ou até mesmo de seguidores de Shar, que seguiram esse caminho .Feiticeiros e bardos são as classes mais comuns entre os Abençoados Arcanos, mas também há magos e outros conjuradores arcanos que seguem esse caminho, embora que seja com uma fraquência menor.

Adaptação: Essa classe foi criada para o mundo de campanha conhecido como Forgotten Realms - Os Reinos Esquecidos, mas poderia ser usada normalmente em outros mundos de campanha, mudando apenas para a divindade da magia do mundo em questão ou até um outro do mesmo mundo que o mestre acredite se encaixar bem.


PRÉ-REQUISITOS

Perícias: 12 grad. em Identificar Magia, Conhec. Arcano e Religioso.
Talento: Fé Verdadeira ou Devoto Reconhecido
Magias: Capacidade de conjurar magias arcanas do 7º nível.
Divindade Patrona: Mystra, Azuth ou Shar.



Nível-----Bba-----Fort-----Refl-----Vont-----Especial
---1---------+0-------+0-------+0--------+2---------Conjurar Magias Divinas, Adaptação Divina
---2---------+1-------+0-------+0--------+3---------Domínio Adicional
---3---------+1-------+1-------+1--------+3---------Talento Adicional
---4---------+2-------+1-------+1--------+4---------Domínio Adicional
---5---------+2-------+1-------+1--------+4---------Graça Divina

Dado de Vida: D4
Ptº de perícia: 2+ mod. Int
Perícias de Classe: Concentração[Cons], Conhecimento(arcano e religioso)[Int], Cura[Sab], Diplomacia[Car], Identificar Magias[Int], Ofícios[Int] e Profissão[Sab].

Habilidades de Classe

Usar Armas e Armaduras: Os Abm. não aprendem a usar nenhuma arma ou armadura adicional.

Nível de Conjurador e Magias diárias adicionais: O Abm. não adquire magias diárias adicionais ou quaisquer habilidades de suas classes de conjurador arcano anterior. No entanto Seus níveis nessa classe, acumulam-se à classe de conjurador arcano anterior, para determinar seu nível de conjurador. Caso o personagem possua mais de uma classe conjuradora, este deverá escolher qual delas receberá esse benefício.

Adaptação Divina: Os níveis na cdp, são considerados náveis efetivos de clérigo da divindade patrona em questão. Esse nível efetivo, não concede nenhuma habilidade de clérigo, apenas acesso a cdps, talentos e uso de artefatos que tratam diretamente do nível de clérigo como pré-requisito, não lhe concedendo nenhum nível de conjurador divino ou quaisquer outras capacidades clericais.


Conjurar Magias Divinas: As magias divinas passam a fazer parte da lista de magias do Abn. Embora não adquira nenhuma magia conhecida ou diária adicional, o Abn poderá escolher um número de magias divinas a aprender, igual a seu modificador de atributo (Car para Feiticeiros e Int para Magos) +1 por nível nessa classe. Essa escolha abrange a capacidade geral de conjuração do mesmo, e não cada círculo de magia individualmente. A forma como aprenderão tais magias é exatamente como é feito por sua classe de conjurador anterior. Caso tenha mais deu classe de conjurador arcano, o personagem deverá escolher, assim que se tornar um Abn, qual das classes será beneficiada por essa habilidade. Embora as magias aprendidas por essa habilidade sejam da lista de magias divinas, essas serão consideradas arcanas para efeito de regras.

Domínio Adicional: O Abm. pode escolher um Domínio Adicional, da lista de domínios da divindade em questão, no 2º e no 4º nível da classe. Eles receberão todos os benefícios dos Domínios escolhidos, mas não receberão uma magia adicional diária para tal, como seus colegas clérigos. Será necessário usar o seu próprio limite de magias diárias para executa-las, que da mesma forma que a habilidade anterior, serão consideradas magias arcanas para efeitos de regra e continuarão usando o atributo principal de conjurção (Int ou Car) da classe anterior. Caso haja mais de uma, será considerada apenas a classe que foi beneficiada pela primeira habilidade dessa classe.

Talento Adicional: No 3º nível, o Abm. poderá escolher um talento adicional divino ou que esteja relacionado de alguma forma à magia.

Graça Divina: Mystra recompensa aqueles que alcançam tamanha Fé em sua causa. Ela os abençoa com sua graça, que permite ao Abençoado Arcano de Mystra, somar seu modificador de Carisma a todos os seus testes de resistência (Fort/Refl/Vont).


Última edição por Filipe Layo em Ter Jan 03, 2012 7:47 pm, editado 11 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Felipe Dom Nov 29, 2009 7:24 pm

Interessante, mas requisito em carisma inclina um pouco a classe a satisfazer mais os feiticeiros que os magos, não acha? Não há Classes de prestígio com requisito em atributo por esta razão.
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Dom Nov 29, 2009 8:55 pm

que tal então mudar para int e car 13+?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Felipe Dom Nov 29, 2009 10:03 pm

Não sei, ainda me soa parecida com o Hierofante.
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Dom Nov 29, 2009 10:30 pm

De certa forma me baseei em alguns aspectos... Como o fato do nível de magia parar, mas o nível de conjurador não... mas sujere algo diferente?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Rafa Dom Nov 29, 2009 10:41 pm

Sinceramente... Acho que poderia ser INT e SAB já que irá receber poderes divinos ficará mais relevante e apropriado à classe de prestígio.
Rafa
Rafa

Idade : 41
Localização : Balneário Piçarras/SC
Mensagens : 2344
Data de inscrição : 27/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Dom Nov 29, 2009 10:55 pm

nesse caso, me baseio em outras classes como o Privilegiado por exemplo que usa carisma para conjurar... e o carisma de certa forma tambem pode representar a fé do personagem... por isso a escolha...

Mas poderia ser então Int, sab e car 12+

Já alterei com essa última sugestão a classe... Como acredito que seja necessário discutirmos mais coisas relativas a mesma, peço que o Felipe, d~e seu parecer sobre a classe de prestígio, pois futuramente, bem mais para frente, pretendo adota-la se possível, mas já preciso fazer a evolução de meu personagem de acordo, por isso peço urgência na verificação das habilidades da mesma...Wink

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Baseando-se na avaliação de Ricardo, uma contraproposta e ajustes a classe...

Mensagem  Convidad Seg Dez 07, 2009 7:36 am

Independente do nome da classe inicial... acho que essa classe de prestígio, poderia ser usada com relação a qualquer divindade que tivesse a magia ou conjuradores arcanos como seus principais aspectos...

Sobre os atributos: Acredito que o principal atributo, deveria ser o Car, pois é através dele, que chama a atenção de sua divindade para ser abençoado. Já a sabedoria, ficaria em segundo plano, bastando ter apenas um valor mínimo acima da média... Pois o foco dessa CDP é a Fé em si, que na minha opinião, é melhor representada pelo Car... Acho que Por isso, acho que poderia ficar com o seguinte pré-requisito: Sab12+ e Car15+

Sobre os níveis da CDP: Acho que dez níveis é muito, pois essa CDP é apenas um aspecto do personagem sutil, não fazendo com que mude seu caminho como as CDPs de 10 níveis sugerem. Acho que 7 níveis foge muito ao padrão, pois me baseei em classes de acesso dificil como arquimago e hierofante, feitos com um foco principal em magos e sacerdotes respectivamente... o Abençoado seria focado, embora não exclusivo, como as demais citadas, na classe feiticeiro ou bardo como foi bem apontado pelo Ricardo...

Sobre a habilidade de reparar área de magia morta e selvagem: Uma boa idéia que já implemntei...

A classe foi editada e seria bom que fosse lida novamente, para reiniciarmos os debates sobre o Abençoado Arcano ok?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Felipe Seg Dez 07, 2009 2:16 pm

Minha opinião:

1) Ainda sou resistente quanto a Classes de Prestígio terem pré-requisitos em atributos, pois nenhuma classe, nem básica e nem CdP, os possui. E Feiticeiros possuem uma versão do Arqui-mago, mesmíssima coisa, mas não me recordo agora o nome. Para reparar esta injúria ao sistema, eu recomendaria incorporar estas habilidades nas vantagens da classe, para que seus níveis altos ficassem pressupostos, mas não que fossem uma exigência.

2) O efeito de reparar seria provisório, espero eu. Não é? Caso contrário, trata-se de um evento épico, pois apenas a magia Desejo é capaz destes feitos, conforme descrito nas referências destas áreas no livro Magia em Faerun. Acho interessante uma classe capaz de manipular a trama destas áreas, mas anulá-las desta maneira pra mim soa muito poderoso. Ainda mais, logo de cara, ao 1o.nível da CdP.

No mais, é interessante. Mas pra mim, ainda vale mais a pena o Hierofante ou mesmo Arqui-mago.

Opinião pessoal.
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Como diria Hannibal Léctor: "Vamos por partes"

Mensagem  Convidad Seg Dez 07, 2009 9:42 pm

1 - Realmente atributos não são usados e concordo que os próprios pré-requisitos já indicam os atributos necessários.... Sendo assim simplesmente os removi dos pré-requisitos.

2 - concordo que o reparar trama estava poderoso demais. Por isso adicionei uma regra deixando a mudança temporária... Leia e de seu parecer.

3 - No caso sobre a classe. Note que o Abençoado Arcano é algo totalmente diferente do Arquimago e do Hierofante. O arquimago é uma classe que maximiza a manipulação das magias ao extremo, exclusiva para conjuradores arcanos(até mesmo feiticeiros). O Hierofante é voltada para ampliação das capacidades divinas dos clérigos ou Druidas...
... O Abençoado Arcano visa dar versatilidade ao personagem do ponto de vista prático, e base de interpretação interessante para um devoto fervoroso que não seja um clérigo propriamente dito... Por isso peço que o Felipe reveja a opinião sobre a classe, mas é claro que rspeito a opinião acima. Estou apenas apontando detalhes que talvez não tenham sido percebidos.

A classe foi editada quanto aos pré-requisitos e quanto a habilidade Reparar trama

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Felipe Ter Dez 08, 2009 10:02 pm

A classe está muito interessante, mas eu faria apenas uma sugestão:

Conjurar Magias Divinas:

Não entendi muito bem a sua regra, portanto, a modelo de outras CdPs que há por aí, eu faria assim: Logo de início, o personagem pode escolher um dos domínios de sua divindade patrona, e as magias daquela lista passam a fazer parte de sua lista de acesso, mas sem acrescentar cargas extras à sua lista de Magias por Dia (como ocorre com os clérigos), tendo o personagem de usar sua própria progressão para conjurá-las.

Reparar Trama:

Temporário melhorou, mas a área de efeito ainda está muito grande ao meu ver.
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Qua Dez 09, 2009 1:59 am

Quanto a ter cesso ao domínio logo no primeiro nível eu discordo, pois a maioria, senão todas as classes de prestígio, que davam acesso domínios adicionai no primeiro nível, foram alteradas na versão 3.5 para ficarem mais equilibradas.

EX: Libertador Sagrado e Discípulo divino (As mudanças estão no livro completo do divino e livro do jogador de faerun respectivamente)

De qualquer forma. Alterei a regra de conjuração divina, simplificando-a (veja acima)

A habilidade Reparar trama também foi alterada para equilibrar o nível de poder, reduzindo área afetada e tempo de efeito.

Comentem as alterações:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Felipe Qua Dez 09, 2009 9:47 am

Sobre Reparar a Trama, pra mim ficou mais interessante.

Sobre Conjurar Magias Divinas, seria uma MAGIA por bônus de atributo conjurador, independente do círculo? Considerando o nível do personagem nesse ponto, ele teria acesso a magias clericais poderosíssimas. Esta é a intenção?
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Qua Dez 09, 2009 1:29 pm

não é o caso de ser a intenção e sim uma possibilidade. mesmo porque o conjurador deverá escolher entre uma magia divina poderosa e um arcana poderosa... na verdade ele se tornará mais versátiu, mas não necessária mente mais poderoso... O feiticeiro terá que colocar tal magia como uma de suas magias conhecidas e o mago terá que memoriza-la no lugar de uma arcana poderosa... Para efeitos de regra, magias divinas e arcanas não são mais fortes ou mais fracas em ralação de uma para outra... apenas o foco muda... e sua fonte é diferente... No caso do Abençoado arcano, a fonte cony]tinua sendo arcana, mas sua lista de magias se tornou maior, só isso...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Felipe Qua Dez 09, 2009 7:58 pm

Nada como um dia de virose e quase 40Graus de febre pra gente entender os mistérios da fé RPGística.

Só me esclarece 2 pontos ainda nebulosos da descrição da classe, no mais pra mim tá BLZ:

1) O bônus do atributo de conjurador é calculado em MAGIAS que o Abn passa a conhecer ou em CÍRCULOS de magia clerical?

2) Por nível na classe, é UMA magia ou UM CÍRCULO a ser pego como nova magia clerical conhecida? No primeiro caso, deve ser algo da capacidade de conjurador conhecer, baseado no atributo, até aí eu entendi; mas no segundo caso, deve ser melhorado (embora acho que trata-se do primeiro). Ainda assim, no primeiro caso, por que não fazer como a classe dos magos? A cada nível o Abn, já que não ganha mais nível de conjurador regular, aprender UMA MAGIA ´por círculo a que tenha acesso até então? Por exemplo, se ele conhece até magias de 7o., ele ganha por nível de Abn uma magia, do 1o. ao 7o., que serão CONHECIDAS, e não POR DIA? Não acho algo tão poderoso, e versailiza (e valoriza) ainda mais a classe. O que me diz?
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Qua Dez 09, 2009 8:20 pm

Essa habilidade não aumenta nem o numero de magias conhecidas, nem o número de magias por dia... Ela apenas faz com que o conjurador possa escolher magias para aprender da lista de clérigo. Uma vez escolhida essa magia, ela não poderia ser mudada... para que não haja um desequilibrio ele só pode aprender um número de magias divinas igual a seu modificador (CAR ou INT) +1 por nível na classe para todos os círculos e não para cada círculo...

Peço ajuda para uma descrição mais clara dessa habilidade se você me entendeu agora Xará.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Felipe Qua Dez 09, 2009 8:29 pm

Agora entendi sim. O que disse acima pra mim está perfeito e claro.
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Qua Dez 09, 2009 9:12 pm

editado o texto da habilidade Conjurar magias divinas para que seja melhor entendida. E então podemos dar por encerrada essa classe de prestígio?


Última edição por Filipe Layo em Dom Abr 04, 2010 7:26 pm, editado 2 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Qua Dez 28, 2011 6:59 pm

reestudando a cdp... Especificamente a habilidade Reparar a Trama, não vejo propósito nela devido a dogmas e ethos... Pois se mystra desencoraja o uso do fogo prateado para reparar a trama em uma zona de magia morta, por ser necessário forçar de mais a trama para issso, pqforça-la para fazer um reparo temporário que desgastaria a trama e logo em seguida a área voltaria a ser uma zona morta... Andei revendo possíveis usos e utilidades e a habilidade acrescenta muito pouco, a não ser em casos muito específicos. Nesses casos faz toda a diferença, jogando por água abaixo os planos do mestre de colocar um desafio interessante para o conjurador em questão, mesmo pq não será a todo momento que isso irá acontecer....

Por isso, estou sugerindo a retirada dessa habilidade e substituí-la por outra:

Aura Divina: O Abençoado Arcano possui a Aura dos clérigos e seus níveis ma cdp, são consideradas níveis efetivos de cérigo apenas para suprir pré-requisitos.

Ex: Adiquirir um talento ou uma outra cdp, que tenha como prérequisito náveis de clérigo, ou mesmo usar um artefato da divindade que necessite de níveis de clérigo.


Assim, o abençoado ficaria mais dentro do lado divino. Com algo passivo. Dêem opiniões.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Daniel Qua Dez 28, 2011 7:14 pm

Acho muito forçado!! Esse é meu ponto de vista
Daniel
Daniel

Idade : 38
Localização : Balneario Piçarras
Mensagens : 1881
Data de inscrição : 27/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Qua Dez 28, 2011 7:32 pm

Argumentar seria melhor. Mas é uma opinião. de qualquer forma o reparar a trama precisa ser substituído. Alguma sugestão que não seja forçada na sua opinião?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Qua Dez 28, 2011 7:40 pm

Nome a decidir:

Um Abençoado arcano consegue distingui qualquer tipo de magia arcano, assim sabem a qual escola pertence.Alem dessa habilidade isso lhe proporcionauma capacidade extra de conhecimento sobre todas as magia ou seja ele conhece todas as magias arcanas e oq ela fazem mas não nessesariamente sabe usalas.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Qua Dez 28, 2011 7:44 pm

acho que não. Pois na verdade conhecr umamagia tem mais haver com perícias (conecimento arcano e identificar magia), não com habiliadde. Al´em disso a proposta da cdp é torna-lo uma classe com características divinas, embora que de forma limitada em relação a um clerigo ou outras clases divinas.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Qua Dez 28, 2011 8:14 pm

Explicando melhor a habilidade proposta e alterando-a:

Nome:

Adaptação Divina: Os níveis na cdp, são considerados náveis efetivos de clérigo da divindade patrona em questão. Esse nível efetivo, não concede nenhuma habilidade de clérigo, apenas acesso a cdps, talentos e uso de artefatos que tratam diretamente do nível de clérigo como pré requisito.


Análise: Lembrando que a cdp só se consegue em níveis altos evitando combos de nivel baixo. A habilidade aumenta o leque de possibilidades do personagem, mas ao escolher uma cdp, ou talento ou seja o que for com seus niveis efetivos de clerigo, vai estar abrindo mão de outras habiliades... É apenas uma questão de opção... E como a cdp sugere, é uma habilidade que o aproxima de uam clase divina, sem torna-la uma de fato.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Convidad Qua Dez 28, 2011 8:28 pm

Olha, estou aqui pensando e não acho que seja muito apelativo não...

Afinal, a maioria das CdPs pede capacidade de fascinar/expulsar mortos vivos, a maioria dos talentos de clérigo também. A Classe não se tornaria de fato um clérigo, cumprindo pré-req pra pouquíssimos talentos e nenhuma CdP que eu conheça. Não sozinha, ao menos...

Contando que esses "níveis de clérigo" não sirvam como "níveis de conjurador divino", não tenho nenhuma objeção.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Abençoado Arcano Empty Re: O Abençoado Arcano

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos