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Magias clericais e religião!!

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Magias clericais e religião!! Empty Magias clericais e religião!!

Mensagem  Felipe Qua Dez 03, 2014 9:52 am

Clérigos obtêm suas magias de sua Fé e do poder de sua divindade. Assim, eles preenchem suas vidas com rotinas, rituais e dogmas de suas respectivas religiões.
Eles não são apenas magos de magias diferentes.
Para demonstrar este fato, um DM é totalmente livre para utilizar regras específicas para o uso dos poderes clericais - principalmente as magias de círculos mais altos - com as obrigações da religião do clérigo.

Alguns exemplos seguem abaixo:
Alinhamento: Se um clérigo tentar curar ou reviver uma criatura cujo alinhamento difere, ou mesmo se opõe, ao de sua divindade, ele deveria queimar um incenso de penitência e perdão, que custaria 10po x o dobro dos níveis da criatura a ser curada/revivida.
Sistema: Curar ou reviver indivíduos mais de 1 passo de tendência do clérigo exige o dispêndio do incenso.

Dias Sagrados: Um clérigo só pode conjurar certas magias, como Ressurreição Verdadeira, em dias sagrados para sua divindade. Apenas nestes dias, as divindades concedem grandes bênçãos.
Sistema: Qualquer poder clerical acima do 3o. círculo (pela regra, considerado um "grande poder") só pode ser realizado em dias específicos.

Solo Sagrado: Certas magias só podem ser conjuradas em terreno consagrado ao nome da divindade. Normalmente, isto quer dizer que tais magias só funcionam em templos e santuários de seu Deus, mas um clérigo pode temporariamente Consagrar uma área para realizar o feito.
Sistema: Como alternativa aos feriados, o clérigo pode buscar os santuários de sua religião para rezar por grandes favores. Clérigos com magias como Consagrar e Santificar tornam-se muito importante em suas religiões por, de certa forma, "carregar" os marcos da igreja consigo.

Políticas da Igreja: Clérigos, especialmente de níveis médio para alto, detêm grandes poderes em suas mãos. Pode não ser sempre interessante curar ou reviver certos indivíduos. Ou, se for o caso, só o farão se certas condições forem satisfeitas antes. Mesmo uma igreja Leal e Boa deve olhar pelos seus próprios interesses - um clérigo leal e bom não é obrigado a reviver um encrenqueiro renomado se ele não quiser. E é claro, a igreja é quem decide quem é ou não um “encrenqueiro”.
Sistema: Grandes feitos ou ações que envolvam a população local devem ser solicitados às igrejas locais. Uma mera formalidade diplomática, mais do que uma barreira.
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Mensagem  Barduk Amarkill Qua Dez 03, 2014 12:47 pm

Há controversas...Um clérigo de Moradin por exemplo, pode declarar qualquer dia como um dia sagrado, sendo assim a regra de dias sagrados para ressurreição verdadeira cai por terra, porém curti bastante a questão do consagrar, pois usar qualquer poder divino, principalmente os que envolvam cura em solo amaldiçoado é um tanto difícil, acho até que, se um clérigo, em solo consagrado a um deus de tendência oposta a do clérigo for curar alguém, deveria haver chance de falha de magia, sendo o valor da falha correspondente a armadura usada pelo mesmo. Pra isso, o clérigo deveria iniciar o processo de cura consagrando o local em nome de seu deus, invocando a presença divina e demonstrando que sua fé se faz presente nos locais mais remotos, sendo assim, deixaria de ser um mero curandeiro forçando maior interpretação e melhor escolhas das magias. Por outro lado, acho que em solos consagrados pelo clérigo, deveria haver alguma bonificação para magias como cura por exemplo.

A questão do alinhamento tbm é boa, porém, os personagens passam muito tempo em campanha sem poder se equipar com poções e tudo mais, ficando assim o clérigo responsável pelas curas, neste caso acho que seria de bom tom ao mestre que facilitasse um pouco do acesso às mesmas, caso contrário o grupo passaria muito tempo parado em um local para que conseguisse se curar, ou provocaria várias idas e vindas às cidades visto que o clérigo é a esperança de cura quando exércitos ou grupos estão em campanha.

Quanto às políticas da Igreja, não tenho nada a declarar, acho que ficou bacana
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Mensagem  Felipe Qua Dez 03, 2014 5:32 pm

Via de regra, os templos são divididos por nível de 1 a 9, sendo nível 1 nada além de um Altar, nível 2, uma capelinha, nível 3, um santuário... nível 9 uma imensa Catedral.
Dentro do templo, todo clérigo da própria divindade dispõe de um repertório de magias ao seu dispôr, desde que feitos antes os devidos ritos de consagração. De modo que um rival de fé, ou mesmo inimigos do clérigo que o ataquem dentro do templo dispõe de inúmeras desvantagens, pois todo o lugar volta-se contra eles.

Além disso, há ainda os "Atos de Fé", que consistem em qualquer pessoa entrar num local de adoração em busca de auxílio da causa do clérigo. Como uma pessoa entrar num templo de Lathander em busca de Cura (um de seus aspectos), ou um ladrão que recorra a um clérigo de Mask, Deus das Trapaças, para escapar de guardas e, em troca, ofertar parte de seu espólio.

A criatividade é o limite.

Preciso de voluntários com tempo, que listem aqui os feriados para os seguintes deuses:

Deneir -
Helm -
Lathander -
Liira -
Malar -
Selûne -
Tempus -
Tymora -
Tyr -

São os deuses rincipais cultuados nas terras de Cormyr, e os "dias importantes" mais conhecidos pela população.
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Mensagem  Felipe Qui Dez 04, 2014 9:54 am

Dia sagrado para Moradin em geral: 1 de Hammer (janeiro). Eles chamam o dia de "Nova Forja" ou "Nova Luz" conforme a região.
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Mensagem  Skie Silvershield Sex Dez 05, 2014 3:01 pm

Dias Sagrados de Waukeen:

15 de Hammer ("Janeiro"): Cold Counting Comfort (Conforto para a Contagem Fria)
Este festival celebra a contabilidade que é feita em muitos comércios durante este período de baixa nos negócios, devido ao inverno rigoroso.

20 de Alturiak ("Fevereiro"): Great Weave (Grande Tecelagem)
Este festival celebra todo o trabalho de tecelagem, incluindo a elaboração de tapeçarias nas casas abastardas durante o inverno e a indústria textil que abastece os mercadores de tecidos.

30 de Ches ("Março"): Highcoin (Altamoeda)
Este festival maior celebra os mais ricos e mais prósperos com pompa (incluindo a fanfarra das trombetas). Oferendas são recolhidas para o festival seguinte, Spheres (Esferas).

10 de Tarsakh ("Abril"): Spheres (Esferas)
Neste festival, que é uma conclusão para o Highcoin (Altamoeda), balões são preenchidos com moedas e jóias e exibidos em paradas pela cidade. Então, estes balões são catapultados em lugares aleatórios da cidade, distribuindo suas riquezas entre aqueles que vivem nos arredores.

12 de Mirtul ("Maio"): Sammardach
Este festival celebra o mais rico benfeitor da Igreja de Waukeen primitiva; um mercador tão rico que uma vez comprou uma cidade inteira (a arruinada Tsabran) e deu todas suas propriedades e negócios para os waukeenarianos.

21 de Kythorn ("Junho"): Brightbuckle (Fivelesplendor)
Este festival, que coincide com o solstício de verão (20 de Kythorn), celebra o bom clima desta época do ano. Procissões são realizadas e os sacerdotes de Waukeen pregam, divulgando o sucesso dos fiéis de Waukeen e buscando atrair novos devotos e sacerdotes.

3 a 5 de Flamerule ("Julho"): Sornyn
Este festival celebra o planejamento de novos empreendimentos, a realização de tratados e acordo e o acolhimento de enviados de terras distantes e inimigos tradicionais. Muito vinho é consumido neste festival de três dias, quando o "inimigo é como um irmão para mim".

17 de Eleasis ("Agosto"): Huldark
Este festival celebra os frutos da terra, que alimenta e sustenta a todos. Neste dia, wuakeenarianos plantam árvores frutíferas e verduras e legumes.

7 de Eleint ("Setembro"): Spryndalstar (Estrela de Spryndal)
Este festival celebra a magia e o como ela ajuda a todos prosperar. Waukeenarianos tornam-se mecenas de magos neste dia e contraram usuários de magia para entreter o público.

1 de Marpenoth ("Outubro"): Marthoon
Este festival celebra o trabalho duro e a vigilância dos guardas e soldados, defendendo a riqueza e protegendo aqueles que a geram. Durante Marthoon, prêmios de ouro são dados a eles, incluindo o sorteio de um prêmio igual a dez vezes o seu peso em moedas comuns.

10 de Uktar ("Novembro"): Tehennteahan, Night of Hammers and Nails (Noite dos Martelos e Pregos)
Este festival celebra os artesãos, engenheiros e inventores e o como eles ajudam a todos prosperar. Novas invenções são demonstradas e a Igreja compra os direitos autorais dos melhores inventos, pagando com uma sala cheia de ouro.

24 a 25 de Nightal ("Dezembro"): Orbar/Retorno de Waukeen
Este festival era, inicialmente, um dia para a reflexão a respeito do lado sombrio da riqueza. Preces são oferecidas a todos que pereceram devido à ganância, sua ou de outros (como ladrões, aventureiros e mineiros). Com o retorno de Waukeen acontecendo tão próximo de um Orbar, este festival ganhou um segundo e importante significado, não apenas de perda, mas de superação diante dos perigos da ganância.
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Mensagem  Rodrigo Sex Dez 05, 2014 5:45 pm

Só uma questão que quando estava criando o Nash eu e o felipe discutíamos.

As magias de cura deram afetadas pela constituição do clérigo que estará conjurando, conforme havíamos conversado?
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Magias clericais e religião!! Empty Re: Magias clericais e religião!!

Mensagem  Felipe Sex Dez 05, 2014 8:20 pm

Vou discutir isso em outro tópico.
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