Gang do RPG!!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre as Tendências do Jogo!!

Ir para baixo

Sobre as Tendências do Jogo!! Empty Sobre as Tendências do Jogo!!

Mensagem  Felipe Sáb Dez 19, 2009 10:34 am

Por muitos ela é apenas uma palavra que nada significa, apenas se o personagem é "bonzinho" ou "malvado". Mas existe mais por trás do alinhamento do que apenas bem vs. mal. Ela contém a essência do personagem, sua personalidade e formas de se relacionar e lidar com o mundo e seus problemas.

São elas:
Tendência Leal: Seu personagem respeita hierarquias e reconhece a importância das leis para a sociedade. É uma pessoa ordeira e organizada, às vezes metódica e ritualística, mas seja como for está confortável num universo organizado e bem estruturado. Em geral, tentará defender as normas vigentes, ou em seu grupo tentará manter uma coesão de passos e objetivos para não se perder e melhor proteger as pessoas à sua volta.
As pessoas Leais desprezam a anarquia e o Caos, preferindo uma vida mais rotineira e estruturada.

Tendência Neutra: Seu personagem não se importa tanto com as leis e normas das sociedade, mas também não se sente confortável no meio da desorganização e do caos. Ele sempre tentará manter um equilíbrio, ora seguindo as regras, ora burlando o sistema quando for de seu interesse.
As pessoas Neutras convivem bem tanto num universo Leal, Caótico ou Equilibrado, desde que se sintam seguras.

Tendência Caótica: Seu personagem despreza as leis e não se importa com hierarquias. Pra ele, tudo que importa é a sensação de liberdade e poder fazer o que quiser, da sua maneira. A rotina o oprime, e o equilíbrio dos Neutros é monótono. Eles gostam de ação, mais do que planejamento. Estão sempre em movimento atrás de suas metas, ainda que isto os meta em confusão.
As pessoas caóticas não se sentem à vontade em ambientes muito Ordeiros e, como falei acima, vêem num ambiente Neutro a monotonia estampada. Preferem a confusão e a bagunça.

Bem vs. Mal:
Além do senso de equilíbrio, cada personagem sofre com o conflito quintessencial do lado Bom vs. o seu lado Mal. Em essência, todos somos capazes de ambos, mas em geral optamos em nossas vidas seguir um ou outro caminho.
As Tendências acima listadas não são diferentes, e em termos de Bondade ou Maldade, cada uma encara da sua maneira:

Leal e Bom:
São os Cruzados da Lei e da Ordem (paladinos, cavaleiros, templários, etc.). Estes personagens lutam pelo bem em todas as suas formas, partindo de uma sociedade bem organizada e estruturada. Vêem nas Leis uma forma de manter as pessoas na linha, afastando-as dos perigos da sociedade e, muitas vezes, dos estrangeiros. Unem seu desprezo pelo caos ao temor da anarquia.

Neutro e Bom:
Não se importam tanto assim com as regras, seguindo aquelas que melhor se encaixem em suas índoles. Mas nutrem um senso de dever e lealdade muito forte, que os faz quebrar tabús quando for pra um bem maior. Mas sempre vão colocar o equilíbrio antes da anarquia ou da ordem extrema.

Caótico e Bom:
Seu espírito livre os torna grandes aventureiros e heróis esporádicos. Mas seu desprezo pelas leis os tornam uma ameaça em sociedades mais rígidas. Em geral, lutarão contra tabús e leis que os ofendam, mas sempre tendo o Bem Maior em vista. Por gostarem de ação, acabam sendo vistos como desordeiros pela maioria, mas não se importam, desde que possam desempenhar seus papéis.

Leal e Neutro:
Une o senso de dever e lealdade com um equilíbrio entre as forças. Esta pessoa sempre defenderá as leis e a organização de uma sociedade bem estruturadae, muitas vezes, hierarquizada. Mas Bem e Mal não o afetam tanto. Mesmo uma tirania bem estruturada é preferível à uma sociedade sem normas, caótica e destrutiva.

Neutro Verdadeiro:
Mais como as forças da natureza, este personagem não é de se envolver em conflitos sociais com muita freqüência, defendendo um equilíbrio total entre as forças. A Ordem extrema ou a Anarquia extrema devem ser combatidas, e este está sempre levando consigo esta mensagem de paz e igualdade. No caos, será a ordem, e na Ordem será o caos, apenas para equilibrar a balança.

Caótico e neutro:
Prezam a liberdade absoluta, pouco se importando com Bem ou Mal, muito menos com as leis vigentes. Vive a vida da SUA maneira, independente de todo o resto. São os mais imprevisíveis, pois seus próprios interesses estão sempre mudando, e geralmente de uma hora pra outra.

Leal e Mau:
Usam a Ordem e as leis em benefício próprio. Defendem a organização e as regras, mas apenas porque lhes convém. Muitas vezes, são tiranos disfarçados de benfeitores. Falam em nome da Lei e da Ordem, quando na verdade estão apenas defendendo seus próprios ideais e interesses, muitas vezes IMPONDO estas regras à sociedade, com mãos-de-ferro.

Neutro e Mau:
O equilíbrio é importante, mas VOCÊ é mais ainda. Nada mais importa senão seus próprios interesses e suas vontades. Este personagem se mescla a qualquer tipo de ambiente, pois seu senso de equilíbrio o protege da ordem e da anarquia. Mas SEMPRE estará do lado que lhe for mais conveniente ou lucrativo. Não possui lealdade alguma, mudando de lado com freqüência.

Caótico e Mau:
De todos, são os piores, pois não possuem senso algum de dever ou lealdade, tendo prazer na morte e na destruição. Prezam a força, sobretudo a própria, impondo sua vontade aos seus iguais. São predadores e anarquistas terríveis, cujo único propósito é ofender, violar e conquistar para SI o máximo que encontrarem em seu caminho.


Quem por ventura pensar em bons exemplos de cada uma, postem aqui para ajudar a ilustrar.
Felipe
Felipe
Admin

Idade : 46
Localização : Petrópolis - RJ
Mensagens : 13799
Data de inscrição : 27/11/2009

https://rpgang.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as Tendências do Jogo!! Empty Exemplos:

Mensagem  Convidad Qua Dez 23, 2009 9:01 pm

Não há muito a acrescentar no que o Xará Falou, mas vou tentar citar alguns exemplos de personagens conhecidos que se encaixem nas tendências descritas:

Conan: Caótico e Bom

Superman: Leal e bom

Victor Von Doom (Doutor Destino): Leal e mal

Se não concordam com o que digo, postem o porque... logo postarei mais personagens relacionado-os às tendências...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as Tendências do Jogo!! Empty Sobre eixo bom-mal

Mensagem  Convidad Dom Nov 21, 2010 12:22 am

Fala-se muito de heróis bonzinhos e vilões malvados, mas existe uma terceira -e, por lógica, quarta- categorias a serem abordadas

O Anti-Herói: O Anti-herói é aquele cara que até faz as coisas certas, mas por meios muitas vezes escusos e questionáveis. Ele é humano e falível, tem defeitos evidentes e muito trabalháveis. Essa noção de anti-herói Vs heroísmo fica muito clara na série Star-Wars quando Luke, por ser o típico anti-herói, é facilmente ludibriado pelo "lado negro da força". Ou mesmo o jovem Anakin, que mesmo seguindo a batalha dos Jedi, tem defeitos muito visíveis.
Exemplos clássicos de Anti-Heróis podem ser encontrados nos Universos Marvel e DC, Batman, Deadpool, Elektra, Gambit. Nos animes temos como representantes claros Ikki, Camus -Saint Seya- Black Cat -do anime homônimo- entre muitos outros.

O Anti-Vilão: Assim como um herói pode ser falível e ter defeitos, também existem na ficção diversos vilões que fazem atos de bondade. Muitas vezes esses vilões acreditam estarem fazendo a coisa certa. Um exemplo clássico está entre os livros de Dan Brown, o camerlengo -Anjos e Demônios- é um típico vilão iludido por achar que está fazendo a coisa certa, com atos de bondade e maldade em doses iguais. Diversas outras possibilidades se mostram. O Príncipe Zuko, do anime avatar, Yagami Light, do anime Death Note, dentre muitos outros.

enfim, existe uma miríade de tipos de heróis e vilões. Acredito eu que, por exemplo, em D&D, a tendência tenha mais influência sobre as crenças do personagem do que sobre o "bem e mal" especificamente.

Um personagem Caótico Mal, por exemplo, poderia ser um egoísta que busca riqueza e, por conveniência, ajuda o grupo, enquanto um LM poderia ser alguém que busca despertar um demônio para reformar um mundo corrompido e em tempo de alcançar a paz.

A mesma linha de raciocínio segue para os personagens bons.

Exemplo de Anti-Herói LB: Batman, que é Leal e Bom, mas nem por isso inquestionável.

Exemplo de Anti-Herói NB: Ikki, que segue as próprias normas, mas sem sair completamente fora do sistema.

Exemplo de Anti-Herói CB: Black Cat, o assassino bonzinho.

Exemplo de Anti-Vilão LM: Victor VonDoom, o Doutor Doom, que usa o sistema para ser maldoso

Exemplo de Anti-Vilão NM: A grande maioria dos vilões que fazem atos de bondade.

Exemplo de Anti-Vilão CM: Sephirot, que deseja destruir o sistema acreditando estar fazendo o bem.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as Tendências do Jogo!! Empty Re: Sobre as Tendências do Jogo!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos