Pecando pelo princípio!!

Ir em baixo

Pecando pelo princípio!!

Mensagem  Felipe em Sex Nov 16, 2012 3:58 pm

Tem gente esquecendo do fator causa-conseqüência com relação ao jogo. Ou, como dizemos por aqui, "Xp-nos-zóio!!"
Mas infelizmente não é assim que a banda toca comigo. Cobro dos players a mesma coisa que ofereço com os npcs: Coerência e motivação.
Temos aqui um grupo grande e incomum que se juntou pela mesma causa.
Mas qual é mesmo?
Só sei, na verdade, de 3 jogadores com motivação pra estar ali. O resto não deixa transparecer uma palhinha de arrependimento, perigo ou sequer incerteza. Afinal, o que é se aventurar numa montanha infestada de hobgoblins e ainda se deparar com um antro de mortos-vivos? Nada além de um fim de semana agitado, pelo visto.

Não vejo brilho nos personagens, senão aquele de um video-game de quinta. O grupo se uniu por uma causa, mas se tornou outra: Ganhar, ganhar, ganhar.
Mas o perigo está ali, é real e imediato, como alguns já sentiram na pele.
Uther quase morreu na primeira frente contra os hobgoblins.
Giuseppe está totalmente fora de seu ambiente.
Wong, então nem se fala.

Gurag assumiu um propósito em seu início, e está levando o grupo consigo.
O grupo sequer desconfia de suas reais motivações. Ainda assim, o seguem como a um líder leal e fiel.
Whurak é quem está mais perto do imediatismo da causa, que é vingar seus compatriotas e livrar aquelas montanhas da ameaça do "misterioso feiticeiro", que a esta altura acho que já dá pra ter uma idéia do que se trata.

O resto, o que está fazendo ali?
Riqueza pessoal? Mercenários? Fama e fortuna?

Como já questionei antes volto a falar: Estou vendo um grupo bem rico e heterogêneo pecando na representação. Ou melhor, representação pobre, mesmo.
Um pirata se aventurando nas montanhas?
Um monge entrando numa guerra que desconhece?

Vamos lá, minha gente, sei que vocês podem fazer melhor.
Aqueles veteranos no forum sabem que valorizo e premio tanto a representação quanto o hacking-slash.

Apenas para que saibam, nunca uso, e NUNCA usei aventuras-prontas.
São os jogadores, a cada idéia, a cada ação, quem constroem a aventura.
Tenho apenas um esqueleto guia preparado, mas já o modifiquei pelo menos 4 vezes desde que o grupo passou pela primeira adversidade, ao se separar.

A representação não está só na individualidade dos personagens, mas nas pequenas coisas:
"Deuses, Gurag, pensei que fosse um combatente. Como conjurou aqueles besouros?" - Reação em jogo: Naturalidade diante do fato.
"Wong, pensei que você era um monge. Por que matou aquele hobgoblin daquela maneira tão cruel e brutal?" - Reação em jogo: "Era só um hobgoblin!"
"Giles, o que está acontecendo? Por onde andou?" - Reação em jogo: Levanto e apanho meu machado, e o sigo.

Reações a momentos incomuns podem ser ricas e valorizar muito o jogo e até render prêmio extra em xp praqueles que me conhecem.
Jogo de mesa: Um enorme dragão alça vôo em direção ao grupo.
Grupo: Corre feito doido, gritando feito bicha!
Kender: para, olhando pra cena dantesca, e exclama: "Uau!! Um dragão. Nunca tinha visto um tão de perto."
* Tenho certeza que o Gui lembra dessa.

Às vezes, perder uma rodada para representar não é perder tempo.
Po! Um buraco no chão e seus amigos virando comida de morto-vivo.
Nem um "Meu deus! O que está acontecendo?"

Antes de personagens, vocês têm vida. Pensem como eles, como reagiriam diante da cena.
E não aceitarei comentários do tipo "A adrenalina me faz perder o sendo de perigo".
Já tive um ranger que lutou contra um vampiro SOZINHO!!
O vampiro era de nível mais baixo, mas ainda era um vampiro, e cada toque lá se iam 2 níveis meus. Tava com um cagaço da porra da luta, por mais que soubesse que em mais 3 machadadas eu o matava. mas a cada toque dele, eu ficava mais fraco, e de lvl 10, terminei a luta de lvl 2, e apenas 2 PVs dos meus 80.
Ao fim da cena, eu, jogador, tremia de satisfação, por mais que a tensão fosse muita.

Vocês são mais que números. Mais que dados.
Veteranos da HT, lembrem-se que eu sempre premio boas representações e coerências. E às vezes, dou uma ação como certa pela simples representação da cena, mais do que pelos dados.
E Fred, você não tem apego aos desconhecidos por não conhecê-los. Concordo. Mas SUA TENDÊNCIA É LEAL! Então mesmo que fosse um tiozinho da esquina, você é um ranger, um protetor, de uma deusa protetora, e daria a cara a tapa até não poder mais pra proteger alguém que acabara de conhecer.A SUA vida não estava em perigo. A DELE, sim. Aquilo foi uma demonstração de covardia e não de auto-preservação, e não vou deixá-lo esquecer disso.
Wong, seu voto é de Pobreza, não de INÉRCIA! Às vezes você se apaga tanto que eu juro que esqueço que está na cena.
Whurak, tente se encontrar com o personagem. Pela primeira vez, em seu último posts, eu vi REALMENTE um anão em jogo, e gostei demais daquilo (desde já, +5% de xp por representação - Caso não esteja familiarizado com o sistema dos 5%, procure no tópico de Prêmios Extras e Sistema de Experiência).
Barduk, seu espírito brincalhão antes demonstrado tá sumindo. Já te vi mais empolgado com o personagem.
As críticas à Gurag já fiz em particular, mas para resumi-las, sendo ele neutro, não deveria entrar sempre no holofote. mas devo concordar com ele que, diante do grupo em que estava, um anão que mais pensa que faz, e um monge que só sabia seguir, alguém tinha de tomar a frente, por mais que não fosse o objetivo do personagem.

A todos, um conselho: LEIAM SOBRE SUAS TENDÊNCIAS E SUAS RAÇAS!!
Parece besteira, mas sempre faço isso, a CADA npc que entra em jogo, seja de que nível ou raça ele for. Isto sempre me ajuda a manter a coerência, além de me dar idéias de representação.

A aventura atual está no modo "AVENTURA!!", ou seja, planejar e pensar cada ação até o fim.
Mas haverão momentos de modo "CIDADE!!", ou seja, pura representação e pouca ação, propriamente.

Leiam mais o forum, nas partes de discussões. Tem artigos bons falando até da vida de aventureiros e seu cotidiano.
Leiam sobre a fama dos personagens.
E pensem no futuro dos mesmos.
Uma história rica pode se perder por causa de uma representação pobre.
E como sempre falo, prefiro que troquem 10 vezes de personagem até se achar do que forçar um que não estejam gostando.
Que o diga o Rafa, que já está no 3o., ou o Daniel, que já está no 2o., ou o Rodrigo, também no 2o..
Pagarão, com certeza, com o atraso em relação á evolução do grupo, mas tenho certeza que se divertirão muito mais com personagens que possam aproveitar do que aqueles que têm de levar por "obrigação".

Críticas, à vontade! Estamos aqui pra conversar, e não pra discursar.
Se não gostaram de algo, falem, xinguem, botem o dedo na cara. Vamos melhorar juntos.
O que não quero é picuinhas, pois esta foi a ruína da HT (fora as sabotagens), uma campanha de mais de 2 anos.

Admin

http://rpgang.forumeiros.com

Re: Pecando pelo princípio!!

Mensagem  Rodrigo em Sab Nov 17, 2012 12:32 am

Olha sinceramente, é dificil representar um monge e está sendo um desafio modificar as vezes até a maneira que penso, então é dificil mesmo, mais eu estou gostando bastante dele e não tenho intenção de trocar de personagem!
Mais algumas coisas me deixam de certa maneira muito mais muito puto!
Como falar que o WONG está inerte, PORRA é a Segunda vez que falo isso e não sou de repetir a terceira, Tudo acontece quando não estamos online, quer que eu faço magica para postar (no nosso mundo isso não existi).
O forum pra mim é uma diversão em meio do mundo que eu vivo! Porra fico o dia inteiro cuidando de pessoas (acham que não cansa o corpo e a alma, mas um segredinho eu adoro!!!!), e Wong está em criação!
E se você não leu o meu post, é claro que fiquei preocupado com os morto-vivos ali matando um monte de pessoas, mais como as barras me impedem de se jogar ali pra dentro, e se elas estão ali é por algum motivo (Não acha?) aprendi isso com você Felipe, e muitas coisas já conheco de você só de você postar, então eu estava mais preocupado em achar uma rota pra conseguir chegar ali dentro pra ajudar ou até mesmo matar os mortos, só que acho que você tem que considerar que as vezes isso já deve ter passado pela cabeça da pessoa!
E sim, saquei que aquelas barras estavam ali para segura-los e não deixa-los atravesar (nunca fui muito de jogar resindent evil, mais vi muito), então não sou burro de abrir um buraco pra eles sairem, e também já havia sacado que tinha algo estranho acontecendo ali!
Então acho que algumas injustiças estão sendo feitas!
E já declaro uma coisa, não é reclamar mais EU trabalho o dia todo e nego que vier reclamar que o personagem que não está postando só falo uma coisa (VE SE SAI DA INTERNET E VAI ARRUMAR ALGO PRA FAZER!)
Rodrigo

Mensagem  Felipe em Sab Nov 17, 2012 12:47 am

Wong escreveu:(VE SE SAI DA INTERNET E VAI ARRUMAR ALGO PRA FAZER!)

To tentando, camarada. Deus é testemunha.

Você levou minhas críticas a duras penas, e entendo suas reclamações. Não quis dizer inerte de inútil, e sei, o se sei, que Wong está em criação.
Se eu deixei a cena correr é porque aquele seria um momento propício ao char do Gui, como tinha avisado antes. Como terão outras cenas propícias a cada um. E sempre que eu sentir que tem potencial de desenrolar cena com um ou outro online, vou fazê-lo, detendo quando achar que os demais estão sendo suprimidos.

Como o Gui pescou, e foi a intenção, aquela cena em particular dizia respeito ao passado dele, e deu uma informação valiosa não só a ele mas ao grupo, do que estaria acontecendo ali. Afinal, o PAI dele tem relação com a aventura, ao que parece.
Mas em outras situações, vocês cruzarão pessoas de sua terra-natal, Unther, antes do que pensam. E aí, quem vai ficar perdido na informação? Não Wong, que tem muito a falar de lá.
Como em Underdark, os anões terão alguma vantagem nos diálogos.
Então cada cena é um ritual.

Pelo que você ficou chateado pela dos goblins entendo que queria ter participado mais dela, e aceito a crítica feita. da próxima vez, seguro a cena.
Minhas críticas não são quanto ao caráter INterpretação com o cenário, pois isso todos estão fazendo e bem, aos trancos e barrancos. Minha crítica diz respeito à REpresentação de ALGUNS que, sinto, ainda estão se encontrando.
Não critiquei por penalizar, mas pra orientar e dar idéias de leitura pra enriquecer a vocês mesmos.

Sei que disponibilidade é uma moeda rara. Eu mesmo, nos dias de semana, estou mais livre pelas manhãs, e tento ganhar tempo nas cenas, sobretudo as truncadas.
Mas dada a repercussão desta em questão, sinto que terei de refrear meu ânimo.

Admin

Mensagem  Magalercius em Sab Nov 17, 2012 1:45 am

peço eu desculpas por ter adiantado os posts, por estar meu personagem na frente e por estar apenas dialogando achei (erroneamente) que poderia seguir com a cena.
Em nenhum momento reclamei de jogador por ausência, tanto que já fiquei 3 semanas esperando post de um dos personagens na era Waterdeep e não dei nem um piu.
Quanto a Wong, se fiz alguma reclamação com o mestre, foi em tom de brincadeira, e a respeito dele saber que Whurak e Gurag corriam perigo na entrada da caverna e mesmo assim ele ir lento e sorrateiramente até eles para "salvá-los".
Não estou querendo roubar o brilho do personagem de ninguém, muito pelo contrario quero muito que a representação de todos evolua, aos poucos estou mostrando para todos quem Gurag é e suas motivações. Ele tem sim interesse em estar onde está, e também tem interesse que os outros o acompanhe. Mas não vejo quase nenhum outro personagem mostrar suas facetas.

não deveria ele estar desconfiado dos outros personagens?
Magalercius
Admin

Mensagem  Daniel em Sab Nov 17, 2012 12:47 pm

Calma ai felipão!! Lembre-se que perguntei do deus ontem para você e ainda não li sobre o mesmo. E mesmo sendo um patrulheiro e sendo leal, acho que isso não significa dar a cara a tapa por alguém que realmente não conheço e que quase me colocou numa fria em uma situação antes. Não concorda? Por pouco ele e Fred não foram linchados dentro da cela. Ele tentou salvar no começo por ver que ele estava desmaiado, mas após a mordida e a disputa de força e sem ter como arrancar o morto vivo dali eu pensei, sim em me salvar.. e não acho que foi covardia, primeiro que o giuseppe chegou a -1 e a vida dele está descendo e vc esqueceu de começar a contar as contagens negativas dele, mas eu conto.. com a mordida está em -4!! E com a situação em si, sozinho eu nunca poderia fazer os primeiros socorros nele e ainda estar me protegendo e protegendo a ele ainda desmaiado e quase morrendo! No meu mundo, primeiro se preocupamos com os vivos e no caso ali era eu e rodeado por mortos comedores de cérebro
Daniel

Mensagem  Felipe em Sab Nov 17, 2012 12:52 pm

Não perdi a conta, e ele está a -7.

Admin

Mensagem  Daniel em Sab Nov 17, 2012 1:46 pm

esqueci de contar o dano da queda.. verdade!! mais a reclamação principal foi a cima =x
Daniel

Mensagem  Barduk Amarkill em Seg Nov 19, 2012 11:05 am

Aceito as críticas a Barduk de bom grado. Realmente sinto que pequei em alguns pontos de representação de ânimo e humor.
Quanto ao fato de ele estar ali, inicialmente ele estava indo caçar vampiros (desconhecendo sua força e real natureza), pois havia sido mordido por um chegando a cair inconciente. Posteriormente, o grupo sofreu o ataque e o anão acabou sendo capturado, nada mais justo que sua principal motivação agora seja destruir seus captores e ou retornar a Cidade para buscar ajuda. De fato qualquer anão se preocupa em ver uma construção de seus semelhantes em mãos erradas.
De qualquer modo irei me atentar ao que foi descrito acima pra que não volte a acontecer.

Inté
Barduk Amarkill

Mensagem  Whurak Torkil em Ter Nov 20, 2012 1:11 pm

Felipe escreveu:Whurak, tente se encontrar com o personagem. Pela primeira vez, em seu último posts, eu vi REALMENTE um anão em jogo, e gostei demais daquilo (desde já, +5% de xp por representação - Caso não esteja familiarizado com o sistema dos 5%, procure no tópico de Prêmios Extras e Sistema de Experiência).
podes especificar qual o(s) post(s) em questão?
Whurak Torkil

http://www.google.com/profiles/willynho

Mensagem  Felipe em Ter Nov 20, 2012 4:36 pm

Pelos comentários de sua raça, por se comportar como um anão, por usar a atitude de conhecer passagens e desmoronamentos melhor que outros.
São estas pequenas coisas que eu valorizo na representação.

Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: