Prenúncio do Fim!!

Ir em baixo

Prenúncio do Fim!!

Mensagem  Felipe em Qui Nov 10, 2011 7:35 am

Tenho recebido uma enxurrada de reclamações, críticas e questionamentos sobre o rumo do jogo na HT. A campanha atinge um auge, e o clima pesa pela dificuldade num momento complicado, em que problemas de conexão têm me deixado afastado, sem poder me dedicar como gostaria.

Some-se a isto, a falta de tempo e o cansaço. Fim de ano, para quem trabalha em escola, sabe que é pesado. Muitas visitas, muita coisa pra pôr em ordem. Muitos pais atrás de informações. Então tenho ficado até mais tarde na escola.

Some-se a isto ainda os problemas de saúde da minha esposa, que nos têm consumido bastante tempo e energia. Só quem tem um parente em iminência de pré-operatório sabe, e aqui lanço minha farpa: "Criticar é muito fácil!"

Coloquei uma situação tensa, mas em momento algum disse que era o fim. Em momento algum disse que era a morte. Sabem que não sou o tipo de mestre "Falhou-morreu".

Por isto, tenho me perguntado nos últimos dias, e deixo esta reflexão para que todos pensem:
Não será a hora de parar?

O jogo já tem 2 (quase 3) anos. Muito chão percorrido. Mérito de uns, martírio de outros.
Sei de alguns que vão até o fim, e que ainda se divertem com a pressão. Mas sei de outros que precisamd e detalhes, precisam que tudo lhes seja respondido na hora em que é perguntado, ainda que a situação não o permita.

Não sou o tipo de mestre que usa plano-de-fundo, ou anotações, ou aventuras pré-elaboradas. São vocês, jogadores, quem dão forma à campanha. mas se existe uma insatisfação tão generalizada, um motim, um desejo por um desfecho, eu, no papel de mestre, apenas baixarei minha cabeça e acatarei á sua decisão.

Por isto me pergunto, e pergunto a todos, antes de avançar mais um passo:
Devemos continuar? Ou devemos encerrar esta campanha?

Admin

http://rpgang.forumeiros.com

Re: Prenúncio do Fim!!

Mensagem  Rafa em Qui Nov 10, 2011 8:36 am

Descupe-me os outros jogadores... Infelizmente eu não abandonarei meu personagem e nem o jogo Herois do Toril, somente se o mestre decidir dar um fim e nesse caso ficarei extremamente infeliz com essa decisão. Não sou um jogador que tenha dificuldade em visualizar os cenários, mas claro que em momentos de combates algumas vezes fica um pouco complicado, mas sempre levei numa boa e muitas vezes me sai extremamente bem somente com a narração do Mestre. Então, eu digo que quero continuar e aqueles que estiverem insastifeito saiam e parem de ficar criticando à torto e a direito. Isso realmente é extressante e incomodo.
Rafa

Mensagem  Convidad em Qui Nov 10, 2011 10:52 am

Bom, vamos lá.

FAzem 3 meses e 10 dias desde a nova fase da aventura, na qual tudo que os jogadores/personagens fazem não tem saido como o esperado, sei que ainda é o mesmo dia em game, mais poxa 3 meses sem conseguir sair do lugar?
Somente porrada atrás de porrada?

Todos temos problemas, todos temos nossas crises, não é fácil criticar, mais as vezes é preciso, se as coisas não estão bem, peça um tempo, pare o jogo, reveja os rumos da campanha.
As vezes parar e respirar faz bem.
RPG é diversão, é um robe, uma distração pra sair da rotina chata do dia-a-dia, e o nosso jogo está mais frustando do que divertindo.
Entendo todos os seus problemas, de certa forma tento ajudar, mais nem sempre consigo.
Tenho paixão pela minha personagem, tanto tenho que meu velho pc tem mais de 100 imagens e 200 arquivos dedicados para ela.
Ser herói é o objetivo do jogo, e eu não me sinto assim.
Não falo pelos outros, só falo por mim.
Pense, respire, e tome sol, sabe uma vez um amigo me disse que isso funciona...

Convidad
Convidado

Mensagem  Magalercius em Qui Nov 10, 2011 11:51 am

Quem matar oq está acontecendo ganha um nível??? Very Happy

Bom pessoal, desapontamento vou ter que concordar que também estou tendo, mas sei que faz parte do jogo,
apesar de ter nascido no Iraque, eu sou brasileiro e não desisto nunca. como disse sigo com minha fé.
Fi talvês a forma com que andou postadondo soou para os jogadores como um desinteresse de sua parte, até mesmo eu cheguei a achar desinteresse de sua parte.

Bom vai aqui minhas considerações, esse negocio de estar a 3 meses, no mesmo dia tenso em jgo está deixando todo mundo tenso, mas tento compreender que jogar por forum seja assim, ja que se posta um passo a cada dia em media.

Sabia que não iriamos simplesmente chegar felizes e contentes nos portões do castelo. (mas bem que eu tentei hehehe)

___________________________________________________________________________________________
Bom, comecei de papo no msn, e acabei perdendo o fim da meada, então depois eu termino minhas considerações
Magalercius
Admin

Mensagem  Lica Maria em Qui Nov 10, 2011 12:01 pm

Muito bem. Já respirei, já pensei, já conversei, pensei de novo e o melhor a fazer agora é realmente "desembuchar".
Concordo com as palavras de Camila, logo acima, concordo com o que Daniel disse que escreveu em mp para o Mestre e discordo redondamente sobre o "criticar é muito fácil" que você falou, Felipe.
Antes de chegarmos nesse ponto, nos propusemos a ajudar no que fosse necessário, fiz o mapa da batalha, o Guilherme dedicou dias e noites ao mapa e acredito que tanto eu quanto ele deixamos claro que estávamos à disposição caso precisasse de ajuda. Sei que outros jogadores tb se ofereceram para ajudar no que fosse necessário.
Quem já leu meus posts em discussões antigas sabem perfeitamente que sempre falo que o jogo deve ser um prazer, afinal é nosso hobby.
Amo a Lory, amei interpretar a relação dela com o Ehttan, como escrevi ao Leo, a amizade dela com o Gláin, sua preocupação com o "perdido" Lohan do início, suas discussões com Angus e estava animada com as possibilidades de interpretação com os novos jogadores.
Mas há dias venho cada vez menos aqui, abro cada vez menos o fórum, pode ser um movimento cíclico como ouvi ontem, as pessoas passam por algumas atividades, elas não costumam ser um compromisso para a vida toda. Talvez me falte a perseverança que você tem, Rafael.
Ontem à noite, já tinha pendurado minhas chuteiras douradas na porta do vestiário e decidido abandonar o campo, mas hoje ao ler o que escreveram, ao conversar com o Guilherme decidi apertar o "pause" antes do "delete".
Lica Maria

Mensagem  Convidad em Qui Nov 10, 2011 1:34 pm

Gosto muito do Ehttan e não quero deixar o jogo. Mas concordo com as frustações de Lica e Camilinha... Felipe, se sua vida pessoalç está um caos, peça um tempo. Pare o jogo temporariamente, para poder se reorganizar e colocara s idéias no lugar... MELHOR DO QUE CONTINUAR DO JEITO QUE ESTÁ... Se eu estou falando de dar um tempo (todos sabem de minha impacienciencia e ansiedade), é pq tem algo muito errado não acham?... Minha opinião é que a Ht deve ter férias e dar tempo do Felipe rever as coisas e como vem conduzindo o jogo... A questão não é o "falhar e morrer", mas sim, não importa o que fassamos, "algo" nos fode e depois, para não morrermos, "algo" nos salva... Isso sim é a pior coisa que vem acontecendo nessa campanha em uma frequencia, que já virou regra... Como já disse, voto por "Férias" da HT...

... Bem, agora vou me safar desse problema que apareceu na nossa frente... É o jeito.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Qui Nov 10, 2011 1:54 pm

Aproveitando isso aqui. Aviso que estou deixando o desolation. Quanto a HT, se eu sobreviiver, pretendo continuar e sou a favor de uma pausa para o mestre se acertar, como ele sempre disse: " Prefiro não postar à postar lixo"... Então faça o que sempre disse. Não poste até achar que dá para continuar direito. Pois Suas marrativas sempre foram muito boas e sempre gostei de jogar com vc, mas ultimamente suas postagens tem sido aquilo que sempre pregou não querer fazer - Lixo. Desculpe a franqueza, mas sei que é melhor do que está sendo agora. Então pare o jogo se achar necessário e volte bem, pois como todos já salientaram, temos que nos divertir todos e no momento ninguém se diverte, nem nós jogadores, nem vc mestre com tantas reclamações. Outra máxima sua: "Vida real em primeiro lugar"... Então ajeite a sua e depois volte para o mundo ficitício. Minhas palavras não tem aintenção de agredir, embora seja o que parece, mas de fazer com que pare de se aborrecer mais e mais com o fórum e pare de vez. Dê um tempo e quem sabe isso não resolve.

Agora é esperar para ver no que dá.

Convidad
Convidado

Mensagem  Felipe em Qui Nov 10, 2011 2:05 pm

Criticar é muito fácil, pois nem todas as MPs que recebo são ofertas de ajuda.
Infelizmente as coisas não vão bem, e infelizmente nada, além do tempo, poderá resolvê-las. mas estamos aí, pro que der e vier.
Não desmereço quem seja. Não sou ingrato de refutar os que perdem dias e noites (como eu) pensando, tendo idéias e sonhando com o jogo, e com o forum. Amo os mapas, amo quem tem a paciência (e ultimamente, o tempo) de elaborar os diagramas de ação, tempo (e ferramentas) que não possuo.
Como sabem, tenho entrado mais de Lan-houses que de casa, e portanto sem meu material, figuras ou livros.

Sobre os "3 meses e alguns dias" presos no mesmo dia de jogo, não é culpa de ninguém. É simplesmente o rumo da ação, e sim, Gui, infelizmente jogar por forum tem esta desvantagem. Numa antiga campanha de Vampiro, passamos 6 meses parados numa cena de ação porque o mestre se acidentou e estava afastado do computador. E quando entrava, era correndo, com ações curtas e diretas.

Eu tento não postar, quando achar que não é hora. E quando vejo que está tudo muito parado, tento dar uma sacudida. Mas quanto a parar e esperar, desde o início do gancho foi falado que o caminho seria a ação direta.
Muito se fez e aconteceu, e 2 vezes mudei o rumo das coisas a pedido de jogadores. Talvez este tenha sido o meu erro. ter abandonado a idéia original, e deixá-los mergulhar na divisão de mundos. Mas a maioria (sim, MAIORIA) me criticou, que estava confusa, que não concordava, que preferia outra saída. Então, decidi voltar atrás e trazê-los de volta para uma outra possibilidade, defendendo Waterdeep.
Novamente, muitas críticas, e o meu pouco tempo me fazem ter de ser direto.

Creiam-me, desinteresse está bem longe de mim. Me dedico às cenas, e procuro ser o mais preciso possível. Mas sei que não sou perfeito, que tenho meus defeitos. E que, às vezes, um diagrama ajuda. Eu tento o meu melhor, e agradeço àqueles que me complementam.
O que me estressa é que às vezes, numa cena de ação, surge uma crítica, um comentário, ou uma pergunta que eu acho irrelevante para o momento, ou que o personagem não tem condições de resolver, ou responder, naquele instante. Se ignoro, é por acidente. Como já falei antes, o forum não me alerta mais para novas postagens, então às vezes pulo alguma na minha leitura.
Mas tem gente, também, comendo bola com habilidades que seriam diferenciais, e estão se fiando em outras, limitando o próprio leque de ação.

A ação é tensa, e exige pensamento umas vezes, e ação rápida em outras.
Acho que o grupo peca por nem sempre ter alguém que vá e faça, contrariando a tudo e a todos. Às vezes, um pouco de teimosia resolve qualquer conflito. E às vezes, empacar também é necessário.

Mas vocês mesmos se sabotam, quando demoram a tomar uma decisão, e um vai e faz o contrário logo que saem do lugar. E se estão fazendo coisas, se ações estiverem sendo feitas, reações devem acontecer.

O grupo tem total condição de terminar esta subida, e chegar ao castelo.
Novamente, eu não sou um mestre do tipo "Falhou-morreu".
Vamos ver o que acontece. Gosto de todos, amigos e jogadores. E abro com ansiedade o forum todos os dias no tempo que tenho disponível. Mas confesso que receber uma enxurrada de reclamações o tempo inteiro, pelas mais diversas razões (se ao menos fossem as mesmas...) logo de cara me retardam e desanimam.

Já propus antes, e vocês escolheram o caminho. Entre resetar, e recomeçar a campanha de uma outra esfera, ou continuar e terminar a aventura de onde pararam. Estou ansioso pela chegada de vocês ao topo da subida, e aos portões do palácio. mas quando se tem um clero inteiro contra vocês (Afinal, Finn e Angus DESTRUÍRAM um templo banita), forças opositoras sempre vão se manifestar nos piores momentos.

Ali, há muitas respostas para muitas perguntas do grupo.
Ali, escondem-se inimigos e aliados, para ameaçá-los ou ajudá-los.
Ali, terão a chance de salvar, ou condenar, Waterdeep, e fazerem valer seus títulos de Heróis da Cidade.

E respondendo, não quero férias. Por mim vou direto á ação, e á conclusão de toda confusão pela cidade.
Quero ver tudo resolvido. Quero vê-los se safar (ou não). Vamos ver no que dá.
Porque eu tenho um defeito grave: Não SUPORTO parar algo na metade, e se eu der férias ao jogo no meio de eventos tão importantes, quem desanima sou eu, e daí sim as coisas surtam nas quebradas.

Mas pra isso, devem superar o desafio que se interpõe.
Quem se arrisca?

Admin

Mensagem  Rafa em Qui Nov 10, 2011 2:11 pm

Finn irá até o FIM, mesmo que sozinho!
Rafa

Mensagem  Convidad em Qui Nov 10, 2011 2:27 pm

Já postei no tópico e acredito que isso já responda essa pergunta. As coisas estão tensas, insatisfatórias, mas espero que melhore para todos. Infelizmente não tenho podido ajudar muito, pois estou sem PC novamente... Aguardando no tópico em ON.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Qui Nov 10, 2011 2:49 pm

Eu estou desde ontem pensando muito sobre o que vou dizer, no começo mais nervoso, depois mais chateado, depois me toquei que não tinha nada haver com essa história toda minha chateação e nervosismo, e quando meu próprio surto pessoal passou, resolvi falar. Lica sabe (coitada) como eu estava ontem, à beira de um ataque, por estar recebendo porradas de todos os lados. Acho que fui prudente em esperar, pois ontem teria falado besteira a quem não merece.

O que vou falar não é relativo ao jogo, não é relativo à frustração de uma ou mais pessoas, é referente a algo que eu venho percebendo. Felipe, você é um psicólogo, e acredito que um muito bom. Você sabe, melhor do que qualquer um aqui, o que é lidar com frustrações e problemas... Você é muito bom em lidar com as frustrações dos outros, mas está lidando com as suas? A questão é que cada vez que eu converso com você, percebo você mais e mais para baixo, vejo você mais e mais desgastado, e isso está se refletindo no fórum, queira você ou não. Eu já ouvi (li, na verdade), que parece que você está descontando suas frustrações nos jogadores, e no começo até achei que fosse isso mesmo. Ainda acho que tenha haver com isso, mas não acho que você esteja percebendo o que está havendo.

Acredite, eu sei BEM o que é ver tudo desabar e ter que se manter íntegro e intacto em meio à tudo isso, mas às vezes NÃO DÁ. Eu sei porque eu estava passando por isso ontem, quando tive meu ápice. De vez em quando é preciso ceder ao peso do mundo, desabar também. Nessas horas vale lembrar que sempre existe alguém pra aparar nossa queda. A corda rompe, cedo ou tarde, e ai não adianta querer ficar segurando as duas extremidades com as mãos até ser rasgado ao meio.

Talvez eu não seja a pessoa ideal para isso, mas o que falo, não falo como jogador, como RPGista, mas como amigo, porque hoje vejo você como um amigo. Eu tive minhas fases, meus dias, você sabe disso, e você já ouviu de mim muito mais do que merecia, mas todas as vezes em que isso aconteceu, você foi capaz de compreender, entender o que estava havendo, e me mostrar que meus problemas não eram assim tão grande. Eu posso nunca ter comentado isso, mas na época em que eu fui demitido, houveram 2 pessoas, nesse fórum, que foram as principais responsáveis por eu não ter desabado, foram você e a Lica...

Felipe, eu sei que nem tudo vai bem no reino da Dinamarca, mas saiba que se você precisar desabar, se precisar falar com alguém, eu estou aqui! Repito, talvez eu não seja a pessoa ideal para isso, mas se houver algo que eu puder fazer...

Convidad
Convidado

Mensagem  Felipe em Qui Nov 10, 2011 3:34 pm

Agradeço a todos pela atenção, força e apoio.
E novamente quero deixar uma coisa clara: Não são as críticas (pertinentes) de jogo que me chateiam, mas sim as críticas pessoais (a maioria infundada).
Como falei, sei que não sou perfeito. E tive, SIM, mal uns dias. mas já passou. Decidi que se o Abismo não me engoliu na pior fase da minha vida, não vai ser agora.
O Forum é meu refúgio, meu santuário, e minha diversão. E eu o amo como a um filho. tanto que de todas as páginas de internet, na ordem das mais abertas diariamente pelo meu marcador, estão o Forum e o Infojobs.

Não quero, e não pretendo desistir, e que isso fique claro.
Mas deixo a reflexão, do quanto o grupo age de forma estabanada, às vezes, forçando ações e reações de vilões e npcs, e depois criticam o andamento da coisa.
Na vida real, se eu entro em guerra contra um país, e no processo ataco outros 3, natural que estes se unam contra mim. E assim vejo o grupo. Nem bem começa a resolver um dilema, já parte em busca de outro.
Às vezes, o momento de parar pra observar, e se recuperar, cabe inteiramente a vocês, e não a mim. E vocês não estão sabendo fazer.

Afinal, VOCÊS são os Heróis da Cidade, aqueles que servem de exemplo e inspiração. E se VOCÊS não souberem parar, avaliar a situação, e ajudar da forma que melhor souberem, que exemplo estarão dando ás pessoas que em vocês se espelha (e sim, tem vários).

Vocês podem se esquecer de amigos e contatos em tempos de crise, mas EU não esqueço. E sempre vou usá-los como referência.
Mas como eu SEMPRE falo, todo NPC tem seu momento. Nem todos vêm até vocês. E às vezes, despachar uma mensagem pode poupar horas (às vezes dias) de problemas e preocupações.

Aprecio a todos por seu empenho.
Aprecio a todos por seu apoio e sua força.
E fico lisongeado quando posso fazer mais do que ser um simples Mestre. Pois também vejo a todos aqui como amigos.
Me chateia quando me mandam MPs de reclamação e desaforos, e quando a discussão se instala, neguinho fica quieto sem abrir o bico. E como não sou sardinha de brasa, não vou ser eu a delatar ninguém. Cada um conhece a língua que tem. cada um que se assuma.

Já que todos postaram, entenderei que a vida (e o jogo) continua.
Sempre estarei aqui pra ouvir críticas e reclamações, para melhorar meu desempenho e a diversão de todos.
E espero que todos estejam com a mesma disposição. De dar o melhor de si.

E aqui, pergunto:
Terá o grupo sobrevivido à emboscada?
Como sairão desta?

Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: